O filme da partida

O Benfica qualificou-se ontem pela 37.ª vez para a final da Taça de Portugal de futebol, ao empatar em casa do Famalicão (1-1), na segunda mão das meias-finais.

Depois de ter vencido em casa por 3-2, o Benfica adiantou-se no marcador aos 24 minutos, por Pizzi, com o Famalicão a empatar aos 78, por Toni Martínez.

Os 'encarnados', recordistas de títulos, com 26 troféus, vão disputar a final, marcada para 24 de maio, com o FC Porto ou o Académico de Viseu, que se defrontam na quarta-feira no Estádio do Dragão, depois de um empate a um golo em casa do clube da II Liga.

Bruno Lage faz três alterações no onze para o Famalicão

Bruno Lage promoveu três alterações no onze em relação à equipa que jogou no Dragão no último sábado: Tomás Tavares, Florentino e Cervi vão jogar de início por troca com André Almeida (lesionado), Weigl e Chiquinho. De realçar que Florentino não jogava desde o dia 21 de dezembro, quando as águias defrontaram o Vitória de Setúbal na Taça da Liga.

Primeira parte marcada com dois golos, um deles não validado

Nos primeiros minutos, apesar de circular a bom ritmo, ambas as equipas mostraram dificuldades em construir jogadas de ataque, até que, aos 24 minutos, Pizzi marcou para a equipa da casa. Riccieli falhou na saída de bola, Pizzi ganhou e colocou em Vinícius, este tirou o cruzamento junto à linha, Vaná defendeu para a frente, onde surgiu Pizzi a encostar para o primeiro da noite, perante o desânimo dos adeptos da equipa caseira.

Em cima do minuto 45, o Famalicão havia de colocar a bola dentro da baliza encarnada e festejado. Num livre para a grande área, Odysseas saltou e chocou contra um adversário. A bola sobrou para Patrick William, que rematou em jeito para a baliza. O lance foi analisado pelo VAR, que reverteu a decisão inicial do árbitro Jorge Sousa.

Famalicão marca na segunda parte, este sim a valer

Já no segundo tempo, enquanto o Famalicão arriscava tudo em busca do golo do empate, este surgiu aos 77 minutos, por intermédio de Toni Martínez. Numa bola colocada, onde Diogo Gonçalves tirou o cruzamento rasteiro para a pequena área, Toni Martínez entrou de rompante e desviou para o golo do empate. O lance ainda foi analisado pelo VAR, que validou a decisão do árbitro.

Apesar do esforço do Famalicão, a equipa surpresa desta época não conseguiu reverter o resultado no agregado (4-3), acabando eliminado da prova nas meias-finais.

Figura do encontro

Vlachodimos- Numa noite desinspirada por parte dos dez homens que estavam à sua frente, o guarda-redes do Benfica foi o protagonista desta segunda mão da Taça de Portugal, segurando a preciosa vantagem trazida da Luz com excelentes defesas.

Momento caricato

Logo após o VAR ter anulado um golo à equipa da casa, por fora de jogo, um adepto subiu à tribuna presidencial do estádio para confrontar o presidente do Benfica, que assistia ao jogo ao lado de Miguel Ribeiro, CEO, do Famalicão. O momento foi captado pelas câmaras e rapidamente partilhado nas redes sociais.

Vozes dos protagonistas

Bruno Lage: "Famalicão encostou-nos às cordas"

Pizzi: "Sabíamos que íamos ter pela frente uma equipa difícil"

Fábio Martins: "Fomos superiores neste jogo e no da Luz"

João Pedro Sousa: "Fomos claramente superiores"

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.