Benfica, Belenenses, Rio Ave e Marítimo, da I Liga, e Famalicão, do Campeonato Nacional de Seniores, juntaram-se hoje ao Sporting, que na sexta-feira eliminou o Sporting de Espinho, nos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol.

Numa jornada sem “tomba-gigantes”, e em que as equipas favoritas confirmaram o seu estatuto, o encontro que reuniu as principais atenções foi o disputado no Estádio da Luz, em Lisboa, entre os primodivisionários Benfica, detentor do troféu, e Moreirense.

A resistência da equipa de Moreira de Cónegos, do concelho de Guimarães, durou apenas alguns minutos, já que Jonas, aos três e sete minutos, colocou o Benfica a vencer por 2-0.

Sálvio, aos 22 minutos, apontou o seu primeiro golo, o segundo surgiria aos 57 minutos, e sentenciou a eliminatória, apesar de o Moreirense ter ainda reduzido por Cardozo, aos 26.

O Belenenses, moralizado pelo quarto lugar que ocupa na I Liga, garantiu a passagem aos oitavos de final da Taça ao golear por 5-0 na visita ao Trofense, “lanterna vermelha” da II Liga.

Para a história do desequilibrado jogo ficam os golos de Tiago Caeiro, logo no primeiro minuto, Jairo, 16 minutos (na própria baliza), Camará, 41, Deyverson, 71, e Tiago Silva, 82.

Em Vila do Conde, o Rio Ave também garantiu a continuidade na Taça de Portugal ao colocar fim à invencibilidade da Oliveirense, que durava desde agosto, ao vencer a formação da II Liga por 2-0.

Os vila-condenses, finalistas vencidos da competição na época passada, tiveram de suar para dobrar um adversário competitivo, que só cedeu a 15 minutos do final, quando Diego Lopes e Hassan apontaram os golos do encontro.

O Marítimo também impôs o seu estatuto de favorito e bateu em Lisboa o Atlético, do segundo escalão, por 2-0, com dois golos sul-americanos na segunda parte por Vidales, aos 52 minutos, e Dyego Sousa, aos 76.

No encontro que opunha duas equipas do Campeonato Nacional de Seniores (CNS), o Famalicão levou a melhor sobre o “vizinho” e rival Fafe, com um triunfo por 4-0, com golos de Mércio (38 minutos), Chico (59 e 70) e Diogo Torres (80).

Depois de eliminar Pinhalnovense, Naval 1.º de Maio e Mortágua, o Fafe, líder da Série A do CNS, foi afastado pelo Famalicão, terceiro classificado da Série B, em igualdade pontual com o Felgueiras 1932.