À terceira foi de vez! Depois de duas derrotas nos primeiros dois jogos frente ao Estoril, o FC Porto goleou na Amoreira, com um hat-trick de Evanilson e um tento de Galeno (4-0). Os dragões entraram muitos fortes desde início e o resultado acabou por ser natural perante uma boa réplica do Estoril sobretudo na primeira parte.

FOTOS: As melhores imagens do Estoril-FC Porto

Como se costuma dizer em linguagem do futebol só um resultado volumoso pode acalmar as hostes de uma equipa grande que luta para ser campeã. O empate no Bessa deixou os azuis e brancos a cinco pontos da liderança, e vinha aí de novo o confronto com o Estoril, a equipa que impôs duas derrotas nesta temporada ao emblema orientado por Sérgio Conceição. Era pois necessário acabar com os fantasmas e colocar a equipa no caminho das vitórias.

Veja o resumo em vídeo da partida

O objetivo, claro está, passava por colocar os detentores da prova rainha nos quartos de final de uma competição que costuma ser especial para Sérgio Conceição. Isto depois da eliminação na Taça da Liga, e que aconteceu precisamente diante do conjunto canarinho.

Em relação à partida no Bessa, Sérgio Conceição promoveu quatro alterações, com as entradas de Nico Gonzalez, Alan Varela, Francisco Conceição e Galeno em detrimento de André Franco, Grujic, Eustáquio e Toni Martínez. Vasco Seabra também mexeu muito, depois do desaire pesado em Alvalade, alterando sete pedras no onze inicial.

O jogo

O encontro arrancou muito mexido e foi o Estoril a primeira equipa a criar uma oportunidade de perigo. Rodrigo Gomes conseguiu furar pela esquerda, conseguiu rodar da melhor forma e rematou ao lado.

A resposta dos azuis e brancos aconteceu praticamente de pronto. João Mário atirou para boa defesa de Daniel Figueira, à passagem dos 10 minutos. Era o primeiro sinal dos dragões que arrancaram para uma exibição muito bem conseguida na Amoreira.

Só que o Estoril, até ao golo portista, deu uma boa resposta, e podia mesmo ter-se colocado na frente do marcador. Aos 13´, Diogo Costa foi chamado a intervir, numa grande remate de Ediberto, depois de uma jogada muito bem construída pela equipa de Vasco Seabra.

No entanto, a classe de Evanilson haveria de fazer o 'primeiro estrago' na Amoreira. O dianteiro captou com o peito um passe longo de Pepe e depois desferiu um remate espectacular, de primeira, que acabou no fundo das redes de Dani Figueira. O excelente apontamento deu confiança aos azuis e brancos, que podiam ter chegado ao segundo tento, num dupla oportunidade de Alan Varela, parados por Dani Figueira.

Mas à passagem da meia hora os dragões haveriam mesmo de dilatar a vantagem. Mangala tocou em Francisco Conceição dentro da grande área. Na conversão, Evanilson enganou Dani Figueira e fez o segundo da partida.

O FC Porto estava em noite sim, com muita dinâmica e boa circulação de bola, sucediam-se assim as oportunidades na área do Estoril Praia. Aos 37´, foi Pepê a fazer das suas dentro da área e a rematar de novo para uma nova boa defesa de Dani Figueira. No minuto a seguir, foi Francisco Conceição a isolar-se, mas a finalizar de forma desastrada.

O intervalo chegava, com o FC Porto em vantagem, mas com esta a pecar por escassa dado o caudal ofensivo portista.

No segundo tempo, com o Estoril mais exposto, a turma de Sérgio Conceição aproveitou o espaço nas costas da defensiva canarinha para marcar mais golos. Aos 56 minutos, Evanilson chegou ao hat-trick e outra vez num golo de excelente efeito. Grande jogada de entendimento dos dragões: Pepê furou, Evanilson deixou a bola passar, Wendell deixou para o brasileiro que puxou a culatra autenticamente atrás para o 3-0.

O jogo estava favorável para os campeões da prova rainha, e o resultado assumiu contornos de goleada com uma naturalidade 'pachorrenta'. Pepê isolou Galeno, o avançado tirou Dani Figueira do caminho e fez o 4-0. Até final, Diogo Costa ainda evitou que os donos da casa reduzissem, com uma boa defesa a remate de José Carlos.

É o FC Porto que segue para os quartos de final da Taça de Portugal.