A Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta sexta-feira que a final da Taça de Portugal, à semelhança da última época, volta a disputar-se no Estádio Cidade de Coimbra, a 23 de maio.

Será a segunda vez consecutiva que a 'Cidade dos Estudantes' recebe a final da Prova Rainha do futebol português, depois de, em 01 de agosto de 2020, ter acolhido o embate entre o FC Porto e os ‘encarnados’, que os ‘dragões’ venceram por 2-1.

Além da final da Taça, o Estádio Cidade de Coimbra receberá ainda a final da Taça de Portugal feminina, que se realiza em 12 de junho, bem como do decisivo encontro do Campeonato de Portugal, em 06 de junho.

Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol, Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, não esconde a satisfação pela sua cidade voltar a receber a final.

"É mais um estímulo para não desistirmos e continuarmos a acreditar em melhores dias. Acolher um jogo tão marcante como a final da Taça de Portugal, tal como aconteceu em agosto passado, enche-nos de responsabilidade e satisfação”, disse.

O autarca admite o desejo de poder contar com público nas bancadas, mas frisa que essa é uma decisão da Direção-Geral de Saúde.

"Não temos poderes para determinar isso, sendo preponderantes as recomendações da Direção Geral da Saúde que devemos sempre respeitar”, acrescentou.

A final da Taça de Portugal disputar-se-á pela sexta vez fora do Jamor em toda a história da competição, a última foi no ano passado com o FC Porto a bater o Benfica por 1-2. Antes disso, a final tinha sido fora do Estádio Nacional em 1961, 1975, 1976, 1977 e 1983.

A final da edição 2019/20 já não se tinha realizado no Estádio Nacional, em Oeiras - o que não acontecia desde 1982/83 -, que tem tido o relvado em muito más condições, o que chegou a obrigar à sua interdição.

O Benfica qualificou-se na quinta-feira para a sua 38.ª final da Taça de Portugal, ao vencer em casa o Estoril Praia por 2-0, depois do triunfo por 3-1 na Amoreira, juntando-se ao Sporting de Braga, que chegou na véspera ao jogo decisivo, pela sétima vez, ao vencer no Dragão por 3-2, após o 1-1 na receção ao FC Porto.

Os ‘encarnados’ são os recordistas de vitórias na prova, com 26, a última em 2016/17, enquanto os ‘arsenalistas’ ganharam a competição duas vezes, em 1965/66 e 2015/16.

Benfica e SC Braga viajam assim até Coimbra no próximo dia 23 de maio, para um duelo inédito na final da Prova Rainha.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.