O FC Porto garantiu, esta quinta-feira, a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal ao bater o Santa Clara por 1-0 no Estádio do Dragão. O japonês Nakajima foi o autor do único golo da partida. Dragões juntam-se assim a Benfica, Académico de Viseu, Varzim, Rio Ave, Canelas e Paços de Ferreira na próxima fase da prova rainha.

O treinador do FC Porto operou quatro as alterações no onze em relação à equipa que venceu o Tondela na última jornada do campeonato português. Diogo Costa, Manafá, Diogo Leite e Zé Luís entraram para os lugares de Marchesín, Marcano, Marega e Soares.

Os dragões chegaram à vantagem ao minuto 28, numa boa jogada de Corona, com o mexicano a cruzar para a área onde apareceu o japonês Nakajima a encostar para o fundo da baliza de André Ferreira. Este foi o único golo da partida, que contou apenas com pouco mais de dez mil espetadores nas bancadas. O mau tempo, aliado a um jogo a meio da semana, afastou os adeptos deste desafio da Taça de Portugal.

Mau tempo esse que foi mais intenso durante a segunda parte, com chuva a encharcar o relvado do Estádio do Dragão, fazendo com que a fluidez do jogo fosse muito mais lenta e atabalhoada. Além disso, estas condições exigem mais fisicamente dos jogadores, algo que os jogadores do Santa Clara sentiram mais dificuldades. Por esta razão, o treinador João Henriques foi obrigado operar substituições ao longo da partida.

Mesmo perante as evidentes dificuldades, os jogadores da equipa açoriana não desistiam, Do lado do FC Porto, Sérgio Conceição chamou Sérgio Oliveira, aos 86 minutos, para entrar em ação, para o lugar do japonês Nakajima. Já em tempo de compensação, saiu Zé Luís e entrou Tiquinho Soares.

O FC Porto é a sétima equipa a assegurar presença nesta fase da Taça, depois de Benfica, Rio Ave e Paços de Ferreira, também da I Liga, Académico Viseu e Varzim, ambos da II Liga, e do Canelas 2010, do Campeonato de Portugal.

O último apurado para os ‘quartos’ vai ser o vencedor do embate entre Famalicão e Mafra, cujo início estava marcado para as 20:30, mas teve o início atrasado devido às más condições do relvado, provocadas pela chuva.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.