O SC Braga recebeu e venceu, esta terça-feira, o Rio Ave por 3-0, em jogo referente da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, disputado no Estádio Axa, na capital minhota. Zé Luís foi a figura do encontro ao apontar os três golos dos bracarenses.

O SC Braga começou muito bem o encontro, logo à procura do golo, a dominar por completo, e o primeiro golo dos minhotos apareceu aos 16 minutos. Baiano cruzou atrasado da direita, Pardo rematou enrolado e a bola chegou a Zé Luís que, no coração da área, empurrou para o fundo das redes.

Onze minutos depois, o cabo-verdiano bisou na partida, com uma boa triangulação entre Rafa e Rúben Micael.

Nesta altura, o Rio Ave precisava urgentemente do intervalo, até porque pouco fez durante o primeiro tempo.

Assim que soou o apito para o final da primeira parte, André Vilas Boas e Rúben Micael desentenderam-se e Jorge Sousa mostrou o cartão amarelo aos dois, sendo que foi o segundo para o central do Rio Ave, acabando expulso e colocando a sua equipa a jogar com dez elementos na segunda parte.

Zé Luís continuava impagável e, aos 51 minutos, o avançado cabo-verdiano completou o hat-trick. Num canto marcado por Pardo para a área, Zé Luís surgiu nas alturas e cabeceou forte, sem hipótese de defesa para Ederson. O avançado do SC Braga já soma onze golos esta temporada.

O SC Braga só não dilatou a vantagem porque o guarda-redes Ederson fez defesas monumentais, antes e depois dos golos sofridos. A par do guardião dos vila-condenses, Tiago Pinto foi um dos melhores na equipa de Pedro Martins.

Aos 77 minutos, o treinador adjunto do Sporting de Braga Jorge Rosário deu alguns minutos a Éder, para o lugar do herói Zé Luís.

Com este resultado, o SC Braga tem o bilhete na mão para seguir para a final da Taça de Portugal. A segunda parte desta eliminatória está agendada para 28 de abril, em Vila do Conde.

Recorde-se que a outra meia-final, desta vez a segunda mão, joga-se esta quarta-feira, entre Sporting e Nacional em Alvalade, após o empate a dois golos na Choupana.