Benfica, Braga, Famalicão, FC Porto, Paços de Ferreira, Rio Ave e Santa Clara. São estes os resistentes da Primeira Liga na edição 2019/20 da Taça de Portugal. Belenenses e Moreirense foram vítimas dos 'tomba-gigantes' Chaves e Mafra, enquanto V.Setúbal e Gil Vicente ficaram pelo caminho em embates entre 'primodivisionários'.

Em Moreira de Cónegos aconteceu aquela que foi, talvez, a maior surpresa destes 16 avos-de-final, com o Mafra, atual oitavo classificado da Segunda Liga, a triunfar de forma categórica, por 3-1, no terreno do Moreirense, 13º classificado do escalão principal, num jogo em que chegou mesmo a estar a vencer por 3-0.

No encontro que fechou a eliminatória, em Trás-os-Montes, o Chaves também causou sensação. A equipa orientada por José Mota, que há duas épocas conquistou a prova ao leme do Aves, ao bater o Belenenses por 1-0, graças a um golo do brasileiro André Luís ainda na primeira parte.

Pelo caminho nestes 16 avos-de-final ficaram, contudo, duas equipas que tinham causado sensação na ronda anterior. O Alverca, 'carrasco' do Sporting, não conseguiu repetir o feito na visita ao Rio Ave, derrotado por 1-0, e o Sintra Football, que tinha afastado o Vitória de Guimarães, caiu agora em casa diante do Marinhense.

A turma da Marinha grande é uma das cinco do Campeonato de Portugal, terceiro escalão do futebol português, que segue em prova. A seu lado no sorteio dos oitavos-de-final vão estar o Sertanense, que afastou o Farense após prolongamento apesar de ter terminado a partida reduzido a oito elementos, o Anadia, que afastou o Beira-Mar, o Sp.Espinho, que eliminou o Arouca num jogo em que também foi preciso recorrer ao prolongamento, e o Canelas 2010, que levou a melhor sobre o Pedras Salgadas no desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

Em prova seguem também Académico Viseu, da Segunda Liga. Os visienses receberam e venceram o Feirense por 1-0.

Lei do mais forte imperou nos restantes embates

Nos dois jogos que colocaram frente-a-frente equipas da Primeira Liga não houve surpresas. O FC Porto, finalista vencido da última edição, não teve grandes problemas para afastar o V.Setúbal e passar aos 'oitavos', num jogo em Marega voltou aos golos, enquanto no sábado o Braga afastou o Gil Vicente pela margem mínima, fruto de um golo madrugador de Ricardo Horta, que já leva dez golos esta temporada no conjunto de todas as competições.

Também o Benfica, embora com algumas dificuldades, passou sábado aos ‘oitavos’ ao dar a volta ao Vizela, triunfando por 2-1 no terreno da turma do Campeonato de Portugal.

Equipa sensação da Primeira Liga, o Famalicão afastou a Académica com um triunfo pela margem mínima, o mesmo sucedendo com o Paços de Ferreira ante a Sanjoanense. Já o Santa Clara teve menos problemas e goleou em Matosinhos o Leixões.

Sorteio é esta terça-feira

O sorteio dos oitavos-de-final está marcado esta terça-feira, pelas 14h30, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Equipas apuradas:

I Liga

- FC Porto;

- Santa Clara;

- Famalicão;

- Sporting de Braga;

- Benfica;

- Paços de Ferreira;

- Rio Ave;

II Liga

- Varzim;

- Académico de Viseu;

- Mafra;

- Desportivo de Chaves

Campeonato de Portugal

- Sertanense;

- Sporting de Espinho;

- Anadia;

- Marinhense;

- Canelas 2010.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.