O jogo entre Benfica e Sporting do próximo sábado marca o segundo encontro entre Leonardo Jardim e Jorge Jesus na Taça de Portugal, competição que nenhum dos técnicos venceu.

Da primeira e única vez que os destinos de Jardim e Jesus se cruzaram na segunda maior competição futebolística de Portugal, o técnico do Benfica levou a melhor. O SC Braga de Jorge Jesus derrotou o Desportivo de Chaves de Leonardo Jardim por 1-0, golo de Meyong, de grande penalidade, aos 80 minutos, na 3.ª eliminatória da prova em 2008.

Se o máximo que Leonardo Jardim conseguiu na prova foi atingir os oitavos de final, em 2010, ao serviço do Beira-Mar (eliminado pelo Chaves por 1-0), Jorge Jesus esteve perto de erguer o troféu na temporada passada, quando perdeu por 2-1 frente ao Vitória de Guimarães. Foi a "machadada final" num final de época de "terror" para o Benfica, que perdeu a Liga no Dragão no minuto 92, perdeu a Liga Europa em Amesterdão para o Chelsea no minuto 92 e viu o Guimarães "roubar-lhe" o último troféu no Jamor.

Ao leme do Benfica, Jorge Jesus disputou 19 encontros na Taça, tendo ganho 14, empatado um e perdido quatro.

Essas quatro derrotas foram na final de 2013, frente ao Guimarães por 2-1, nos oitavos de final de 2011, frente ao Marítimo por 2-1 na Madeira, nas meias-finais de 2011, frente ao FC Porto em casa por 3-1, depois de vencer no Dragão por 2-0, e por 1-0 em 2009, frente ao Vitória de Guimarães em casa.

O treinador do Benfica já tinha perdido uma final da Taça de Portugal, curiosamente para o Sporting, na temporada 2006/2007, na altura como treinador do Belenenses. Os leões venceram por 1-0, golo de Liedson aos 87 minutos, numa campanha onde os de Restelo eliminaram o Paredes, o Gondomar, o Odivelas, o Bragança e o Braga.

A Taça de Portugal é, alias, um dos troféus a nível nacional que falta a Jorge Jesus, tendo assumido que é seu desejo vencer a prova pelo Benfica, equipa que treina há cinco temporadas seguidas. O treinador venceu uma Liga e três Taças da Liga ao comando das "águias".

Jorge Jesus conta com 63 encontros disputados na Taça de Portugal, onde conseguiu 37 vitórias, seis empates e 20 derrotas, marcando 104 golos e sofrido 58.

A odisseia começou na temporada 1989/90, ao comando do Amora, com uma vitória frente ao Loures por 1-0 e derrota pelo mesmo resultado na ronda seguinte, frente ao União Sport Clube do Cacém.

Se é verdade que Jesus tem mais do triplo de jogos disputados na Taça em relação a Leonardo Jardim, em termos de títulos os dois treinadores estão em pé de igualdade: nunca subiram no palanque do Jamor para receber a Taça das mãos do Presidente da República.

Quando Jardim passou pelo Braga em 2011/2012 poderia aspirar a vencer a prova mas a eliminação precoce às mãos do Sporting, na quarta eliminatória, deitaram por terra o sonho deste madeirense, nascido na Venezuela.

O facto de ser ainda um treinador jovem e de ter orientado clubes de pequena dimensão antes do Braga e o Sporting explicam porque Jardim só disputou 21 encontros na Taça de Portugal, onde conta com onze vitórias, três empates e sete derrotas. Das três vezes que empatou, acabou por vencer nas grandes penalidades e seguir em frente.

No próximo sábado, um dos treinadores ficará afastado de um dos objetivos da época. A história está do lado do Benfica.