O Sporting apresenta larga vantagem sobre a Académica em jogos da Taça de Portugal de futebol, em vésperas de disputarem uma inédita final da prova "rainha" do calendário nacional.

Em 11 eliminatórias, os “leões” seguiram em frente em nove, incluindo nas últimas seis (desde 1969/70), e só foram eliminados em duas ocasiões, para um total de 12 vitórias, contra apenas quatro dos “estudantes”, em 16 jogos.

O último encontro aconteceu há pouco mais de cinco anos (2006/2007), com o Sporting a afastar a Académica nos quartos de final, após um triunfo caseiro por 2-1, graças a um "bis" de Liedson, atenuado pelo tento tardio do senegalês Dame N'Doye.

Nessa temporada, o conjunto de Alvalade conquistaria a sua 14.ª Taça de Portugal, ao vencer na final o Belenenses, por 1-0, depois de ter eliminado o Beira-Mar nas meias-finais, também por 2-1.

De resto, os últimos sete jogos para a Taça penderam para o lado "verde e branco", sendo que as últimas vitórias da formação de Coimbra remontam à época 1968/1969, quando bateu o Sporting nos dois jogos das "meias" (2-1 fora e 1-0 em casa) e carimbou a passagem à final, em que seria derrotada pelo Benfica (1-2).

O primeiro confronto entre "leões" e "estudantes" teve lugar na época de estreia da competição, em 1938/39, e logo com o apuramento para a final em jogo.

O triunfo alcançado pelo Sporting na primeira “mão” (2-0) concedia boas perspetivas para o segundo jogo, mas a Académica viria a redimir-se, ganhando por 5-2 e apurando-se para a final, na qual bateu o Benfica por 4-3, naquela que foi a única conquista dos "estudantes".

Seguiram-se três confrontos, todos nos oitavos de final e a duas "mãos", e sempre com apuramentos do Sporting, antes da já referida eliminatória de 1968/69, que deu origem à última presença da Académica numa final.

Nos oito jogos realizados no seu reduto, o Sporting venceu seis e perdeu dois, obtendo igual registo nas mesmas oito partidas disputadas no terreno da Académica.

No total dos 16 embates, a formação de Alvalade marcou 35 golos, enquanto a equipa de Coimbra "faturou" por 17 vezes.

Sporting e Académica disputam no domingo a 72.ª final da Taça de Portugal, a partir das 17h00, no Estádio Nacional, em Lisboa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.