Marcel Keizer conta os dias para se estrear como treinador do Sporting. O jogo contra o Lusitano Vildemoinhos a contar para a Taça de Portugal marca o primeiro jogo oficial do técnico holandês em território luso.

O treinador foi apresentado oficialmente como sucessor de José Peseiro a 12 de novembro e desde então tem tido vários dias para preparar o jogo com o Vildemoinhos e pôr em prática as suas ideias de jogo.

De acordo com a imprensa desportiva, os métodos de trabalho de Keizer são do agrado do plantel principal e o técnico parece já ter ganho empatia com os jogadores.

Ontem, durante os 15 minutos de treino abertos à comunicação social, foi possível observar a boa disposição do grupo de trabalho e a forma fácil e próxima como se relacionada com os jogadores, sem nunca esquecer a exigência. Nem a comunicação tem sido uma barreira. O técnico já aprendeu umas palavras em português, ainda que o inglês seja a forma de comunicação entre todos.

No jogo de sábado, o Sporting, segundo classificado da I Liga e finalista vencido da Taça de Portugal na época passada, enfrenta pela primeira vez o Lusitano Vildemoinhos, quinto posicionado da Série B do Campeonato de Portugal, equivalente ao terceiro escalão.

O jogo marcará a estreia de Marcel Keizer como treinador da equipa de Alvalade, na sequência da rescisão com o treinador José Peseiro, que deixou o comando técnico do clube em 01 de novembro, após a derrota por 2-1 na receção ao Estoril Praia, do segundo escalão, em jogo da Taça da Liga.

O encontro da Taça de Portugal e a paragem para os jogos com as seleções foi uma boa maneira de Keizer impor o seu modelo de jogo. A chegada de um novo treinador traz sempre novas ideias de jogo e metodologia de trabalho, mas parece que os jogadores estão a responder bem a esta mudança no esquema tático.

Uma vitória neste encontro da Taça de Portugal contra um adversário de escalões inferiores pode ser um tónico para o ciclo que aí vem. Começar o percurso no Sporting com uma vitória será bom para Keizer, num encontro em que poderá testar com maior facilidade a resposta dos jogadores à alteração do esquema tático.

O encontro também deverá ser marcado por algumas mudanças no onze inicial. Apesar de querer dar boa imagem no seu jogo de estreia, o treinador holandês irá apostar nos jogadores menos utilizados para lhes dar alguns minutos de jogo.