O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, mostrou hoje confiança na eliminação do Vitória de Guimarães e consequente passagem às meias-finais da Taça de Portugal de futebol, mas quer mais concentração e espírito de sacrifício.

O técnico desvalorizou a derrota diante do Nacional (3-2), na última jornada da I Liga, considerando que a equipa já deu boas respostas nesta temporada após ter perdido, mas notou que um dérbi com o Vitória de Guimarães exige aos jogadores estarem «mais atentos e comprometidos, com mais espírito de sacrifício e entreajuda, mais concentrados e determinados».

«Este é um jogo difícil e só estando muito bem poderemos vencer», avisou, sem assumir o favoritismo, mas não renunciando a uma «maior responsabilidade» da sua equipa.

José Peseiro quer vencer o jogo nos 90 minutos e não ter de recorrer à marcação das grandes penalidades, forma de desempate que já garantiu dois apuramentos ao Vitória de Guimarães nesta edição da Taça de Portugal, nos terreno do Vitória de Setúbal e do Marítimo, nada que "assuste" o técnico.

«Também já decidimos a presença na ‘Champions' nas grandes penalidades e tivemos eficácia e sucesso. Queremos vencer o jogo antes e temos valor e capacidade para isso, mas se isso acontecer estamos preparados», disse.

É a terceira vez na presente temporada que o Braga jogará em Guimarães, tendo vencido para o campeonato (2-0) e empatado na Taça da Liga (0-0).

O treinador disse estar consciente do «valor do Vitória e do quão difícil é jogar em Guimarães», mas considerou ser «bom haver esta rivalidade» com os vimaranenses, apelando à presença «em massa» dos sócios e adeptos bracarenses no D. Afonso Henriques.

O vencedor do encontro entre os vizinhos minhotos vai defrontar o Arouca ou o Belenenses, equipas da II Liga, mas José Peseiro evitou dizer que eliminar os vimaranenses é um passo para chegar ao Estádio Nacional.

«Quantas vezes as equipas favoritas não ganham? Na época passada, a equipa menos favorita venceu a final e, se fosse assim, ela era sempre disputada entre as equipas mais apetrechadas. Se vencermos, passamos às meias-finais, apenas», frisou.

Baixa de vulto será a do médio Hugo Viana (expulso na Madeira), mas Peseiro desvalorizou-a, notando que é «uma oportunidade para outros jogarem».

«É por isto que os plantéis têm mais do que 11 jogadores, mau seria se o Braga não tivesse alternativas», disse, revelando ainda que Michel, jogador emprestado pelo Benfica, «não está a treinar e não é opção para o jogo».

Sporting de Braga e Vitória de Guimarães defrontam-se na quarta-feira, a partir das 20h45, no Estádio D. Afonso Henriques.