A pouco mais de uma hora do início do jogo que vai decidir o primeiro finalista da Taça de Portugal 23/24. Benfica ou Sporting, só um dos dois vai estar no Jamor, a 26 de maio. Os leões partem com uma ligeira vantagem, trazida d primeira mão, na qual venceram por 2-1 em Alvalade. Mas tal não afeta a confiança dos adeptos das águias, como o SAPO Desporto percebeu.

Nas imediações do Estádio da Luz, apesar da chuva que vai caindo incessantemente em Lisboa desde praticamente a hora de almoço, são muito os adeptos que já se reúnem, parte deles vindos diretamente do trabalho, aproveitando para matar a fome (e a sede, claro) junto das tradicionais roulottes que circundam o palco do encontro, que tem início marcado para as 20h45. E, apesar de reconhecerem que o rival atravessa um bom momento, os adeptos encarnados acreditam na reviravolta na eliminatória.

Assim está o ambiente nas imediações do Estádio da Luz pouco antes do início do dérbi
Assim está o ambiente nas imediações do Estádio da Luz pouco antes do início do dérbi

Luís Silva, de 22 anos e sócio desde que nasceu, como faz questão de frisar, equipado a rigor lembra-nos que no jogo da primeira volta do campeonato também toda a gente apontava o Sporting como favorito e acabou por ser o Benfica a levar a melhor. "Quando cá vieram para o campeonato a história era parecida. Mas o Benfica mostrou toda a sua mística e deu a volta com aquela vitória épica. Esta noite vai ser igual, ou melhor", garante-nos, enquanto bebe mais um golo de cerveja.

Quanto a heróis da noite, o jovem adepto aponta dois: "Vamos ganhar 2-0! Marcam o João Neves, claro, porque lhes marca sempre um golito, e o Arthur Cabral".

Com Luís está Joana, a namorada, também ela de cachecol encarnado ao pescoço e igualmente otimista: "Vamos ganhar 3-1! O Sporting tem uma boa equipa e ainda marca um golo, mas na Luz mandamos nós", sublinha.

Nem o sueco Viktor Gyokeres, a realizar uma época notável pelo Sporting, parece meter medo aos benfiquistas. "O António Silva já mostrou que dá conta dele", garante-nos outro adepto das águias, que também aposta em João Neves como homem do jogo: "Ele representa tudo o que deve ser o Benfica. E, nesta altura em que tem faltado algo à equipa, tem sido ele a mostrar o que é a alma benfiquista. Se o Schmidt não inventar muito, vamos ganhar 3-0 e passar à final!"

Muitos adeptos do Benfica chegaram ao Estádio da Luz ainda duas horas antes da hora do início do encontro
Muitos adeptos do Benfica chegaram ao Estádio da Luz ainda duas horas antes da hora do início do encontro

Mais difícil, por esta hora, é encontrar adeptos do Sporting. O 'grosso' dos adeptos leoninos vai seguir diretamente para o espaço que lhes está destinado nas bancadas da Luz, sob escolta policial. Ainda assim, conseguimos encontrar dois adeptos verdes e brancos a confraternizarem com dois amigos, mas esta noite rivais, antes de entrarem para o estádio. "Somos muito amigos, mas temos as nossas discussões, claro, quando falamos de futebol", admite Pedro Reis, que faz questão de recordar outro embate entre Benfica e Sporting para a Taça a que assistiu na Luz, há quase 20 anos. "Estive cá naquele jogo da cueca do Paíto ao Luisão, que depois perdemos nos penáltis. Está-me encravado na garganta desde então. Foi a primeira vez que vim à Luz. Foi um jogão...Mas hoje vai ser diferente. O Gyokeres vai dar cabo deles!".

Por volta das 22h30 (ou mais tarde, se houver prolongamento e penáltis, como no tal jogo de 2004/05 em que o Benfica venceu no desempate por pontapés da marca de grande penalidade após uma igualdade a três golos), saberemos quem tinha razão sobre quem brilhará mais alto: se o João Neves e o Benfica, se Viktor Gyokeres e o Sporting. Até lá, vá acompanhando todas as incidências do encontro no SAPO Desporto.

O céu esteve cinzento em Lisboa durante toda a tarde, mas isso não impediu os adeptos de virem cedo para a Luz
O céu esteve cinzento em Lisboa durante toda a tarde, mas isso não impediu os adeptos de virem cedo para a Luz