O treinador do Vitória de Guimarães disse esta sexta-feira que tem a «ambição»" de chegar à final da Taça de Portugal de futebol, mas que isso depende muito do sorteio e de eliminar, no domingo, o Marítimo, no Funchal.

«Queremos passar mais esta eliminatória, sabemos que vai ser um jogo difícil, mas outra coisa não seria de esperar. O Marítimo é uma equipa forte, que praticamente trabalha junta há um ano, vamos com muito respeito pelo adversário, mas com a máxima ambição», começou por afirmar Rui Vitória na antevisão da partida.

A equipa minhota foi finalista vencida da Taça de Portugal em 2010/11 e Rui Vitória reconhece que tem a «ambição» de chegar ao Jamor.

«Todos gostariam de lá estar, eu e qualquer jogador, mas na Taça de Portugal isso depende muito do sorteio. Temos de fazer uma série de finais para lá chegar. Eu gostava, claro, mas de que vale pensar no Jamor se não passarmos na Madeira?», questionou, frisando que, se a equipa chegar às meias-finais, o objetivo será claramente assumido.

A equipa insular, que foi quinta classifica na época passada, ocupa atualmente o 13.º lugar, com apenas duas vitórias no campeonato, e o técnico vitoriano admite que está aquém das expetativas.

«A diferença em termos pontuais é muito grande, mas nunca olho as coisas só por aí. O Marítimo tem qualidade, a vantagem de trabalhar com a mesma equipa há um ano, tem rotinas e princípios muito bem definidos, mas está a ter menos pontos», disse.

Rui Vitória criticou a exibição do Vitória no último jogo, em Aveiro, diante do Beira-Mar (2-2), mas «mais a frio» considera que «as coisas não foram tão más» como sentiu no final da partida.

«Temos que ter em consideração o que é esta equipa, as dificuldades que tem tido para a pôr a trabalhar, e ter a tolerância de perceber que os jogadores têm sido profissionais exemplares e que dignificam o mais possível este clube. Os problemas servem para crescermos, mas vamos com certeza melhorar», disse.

Rui Vitória admitiu que a equipa podia estar a jogar melhor, mas afirmou que «com a exceção do FC Porto e Benfica e o Braga a espaços, as outras estão ao mesmo nível».

Vitória de Guimarães e Marítimo defrontam-se no domingo, nos oitavos de final da Taça de Portugal, no Estádio dos Barreiros, no Funchal, às 19h15.