O Sporting apurou-se para os oitavos de final da Taça de Portugal ao vencer o Famalicão por 2-0 com Bruno Fernandes a assinar as assistências para os golos de Coates e Bas Dost no decorrer da segunda parte.
Jorge Jesus apresentou um 'onze' com cautelas para receber o atual quinto classificado da II Liga e deu minutos a Fábio Coentrão na véspera do jogo com o Olympiakos para a Liga dos Campeões. Jonathan Silva lesionou-se aos 10 minutos de jogo e deu lugar a Gelson Martins, que acabou por ser determinante para o desenrolar dos acontecimentos.
O Famalicão começou por dar muito trabalho ao Sporting e teve em Rui Costa uma lança apontada à área de Rui Patrício. O guarda-redes leonino esteve firme, negou o golo ao adversário em alturas cruciais do jogo, e defendeu uma grande penalidade nos instantes finais da partida.
Bruno César fez estremecer o poste à meia hora de jogo e Bas Dost obrigou Gabriel a aplicar-se antes do regresso das equipas aos balneários.
No segundo tempo, Gelson Martins manteve o Sporting 'ligado à corrente' e com a entrada de Bruno Fernandes aos 59' minutos a equipa leonina ganhou outro tipo de profundidade.
Já com o número 8 dos 'leões' em campo, o Sporting abriu o marcador num lance de bola parada aos 65' minutos. Bruno Fernandes cruzou para o coração da área onde Coates saltou mais alto para fazer o 1-0.
Do lado do Famalicão, Rui Costa e João Faria mostraram que ainda era possível discutir o resultado após sofrer o primeiro golo, mas foram parados por uma 'muralha' chamada Rui Patrício.
Dito lançou Fred no jogo e tirou João Mendes, e Feliz quase que relançou o Famalicão na partida aos 68' minutos, mas Rui Patrício manteve-se à altura e impediu o golo dos visitantes. Aos 75' minutos, o guarda-redes leonino fez outra grande intervenção ao parar um cabeceamento de João Faria em cima da linha.
O jogo estava vivo com a irreverência de Gelson Martins do lado do Sporting, e de Rui Costa do lado do Famalicão, mas aos 81' minutos, Bas Dost correspondeu a um cruzamento de Bruno Fernandes, e, de cabeça deu um rude golpe nas aspirações do adversário com o 2-0.
Mesmo a perder por dois golos de diferença, o Famalicão não virou a cara à luta e ainda teve uma oportunidade para reduzir aos 87' minutos depois de Mattheus cometer uma grande penalidade sobre Anderson. Chamado à decisão dos 11 metros, Rui Costa não conseguiu bater Rui Patrício e o jogo terminou com o resultado em 2-0.
Momentos marcantes do jogo
2' minutos: Famalicão é o primeiro a causar perigo. Rui Costa trabalha bem na área sobre Coates e atira cruzado, de pé direito, para defesa apertada de Rui Patrício.
19' minutos: Gelson combina com Podence na direita, recebe na área e atira de primeira, ao lado.
25' minutos: Cruzamento de Podence para Bas Dost ao segundo poste, com o holandês, de ângulo apertado, a atirar contra um defesa contrário.
31' minutos: Bruno César enche o pé de fora da área e acerta em cheio no ferro da baliza do Famalicão. Gabriel não tinha hipótese.
58' minutos: Grande remate de Lima à entrada da área, em posição frontal, para uma excelente defesa de Rui Patrício.
65' minutos: Canto de Bruno Fernandes para o coração da área com Coates a ganhar nas alturas e a cabecear para o fundo das redes.
73' minutos: João Faria ganha nas alturas, na sequência do pontapé de canto, e cabeceia para mais uma boa defesa de Rui Patrício.
81' minutos: Cruzamento de Bruno Fernandes com Bas Dost a ganhar a frente a João Faria e a cabecear para o golo.
87' minutos: Cruzamento da esquerda com o árbitro a assinalar uma grande penalidade por empurrão de Mattheus sobre Anderson.
88' minutos: Defende Rui Patrício! Rui Costa atira forte de pé direito mas o guardião leonino adivinha o lado e evita o golo.
Reações dos técnicos
Jorge Jesus elogiou a consistência defensiva do Famalicão: "Apresentou-se como equipa de I Divisão"
Dito, treinador do Famalicão, destacou intervenções de Rui Patrício e a 'agitação' que Gelson trouxe ao jogo
Comentários