O Sporting garantiu a passagem aos quartos de final da Taça ao bater o Rio Ave por 5-2, o mesmo resultado com que havia vencido na receção ao Nacional, três dias antes, mas com muito menos sofrimento. Bas Dost (2), Diaby (2) e Bruno Fernandes marcaram para os 'leões', contra o golo na própria baliza de Bruno Gaspar (45+1') e o penálti convertido por Carlos Vinícius.
Foi um Sporting praticamente na máxima força aquele que se apresentou frente ao Rio Ave. Em relação ao jogo anterior, frente ao Nacional, o técnico 'leonino' lançou Acuña (cumpriu castigo no campeonato), Miguel Luís e Jovane Cabral para os lugares de Jefferson, Bruno César e Nani, este último lesionado. Na formação vilacondense, destaque para as titularidades de Fábio Coentrão e Gelson Dala, ambos de regresso a Alvalade, e de Nélson Monte, que ocupa o lugar do lesionado Borevkovic.
O terceiro jogo de Keizer em Alvalade foi também o primeiro em que Sporting conseguiu chegar primeiro à vantagem: logo aos três minutos, ataque rápido dos ‘leões’, a bola é colocada na esquerda e Acuña, com um cruzamento rasteiro, assiste Diaby que, à frente da baliza, só tem de encostar para o fundo das redes. Fácil.
A vencer por 1-0, a equipa ‘leonina’ passou a gerir as incidências mais tranquilamente. O Rio Ave, por sua vez, tentava explorar a velocidade dos seus avançados à procura de fazer estragos, mas sem efeitos práticos. Aos 27 minutos, Coates cabeceou na área com perigo, após canto cobrado por Acuña, mas a bola saiu ao lado da baliza de Leo Jardim.
Não resultou à primeira, resultou à segunda: novo canto de Acuña (32’), com Coates a cabecear ao ferro e Bas Dost, com a baliza à mercê, encostou para o segundo dos ‘leões’. O Sporting ganhava alguma tranquilidade, e já depois de Gelson Dala, isolado por Galeno, falhar o alvo (38’), a equipa de Marcel Keizer voltaria a marcar, desta feita por Bruno Fernandes. Jovane Cabral entregou para Acuña, este cruza para o outro lado da área onde aparece o camisola 8, que dispara um autêntico ‘míssil’, sem hipóteses de defesa.
Já em cima do intervalo, o Rio Ave mostrou que a partida não estava encerrada: Matheus Reis cruzou a bola, que desviou em Bruno Gaspar e sobrevoou Renan Ribeiro, batendo nos ferros antes de entrar.
Aos 55’ Carlos Vinícius, que substituiu Diego Lopes ao intervalo, tirou Renan do caminho e preparava-se para finalizar na área, mas apareceu Bruno Gaspar a tirar no momento certo. Respondeu o Sporting através de Bruno Fernandes, a rematar forte para uma boa intervenção de Leo Jardim.
Já com Petrovic em campo (entrou para o lugar de Gudelj), os ‘leões’ voltariam a chegar ao golo, pelo suspeito do costume. Bruno Fernandes tocou para Jovane na zona lateral da área e o extremo cruzou para o cabeceamento certeiro do avançado holandês, a bisar na partida.
O Rio Ave ainda dispôs de duas oportunidades de ouro para bater Renan - remate de João Schmidt à trave, na marcação de um livre direto, e depois Carlos Vinícius, após uma boa jogada de Gelson Dala, a dominar a bola no coração da área – mas pecou na finalização. Em sentido inverso, o Sporting era ‘cada tiro, cada melro’ e foi assim que Bruno Fernandes assistiu para Diaby - também ele a bisar - para o quinto dos ‘leões’.
Já na reta final, Carlos Vinícius voltaria a reduzir para o Rio Ave, na conversão de uma grande penalidade, a castigar mão na bola de Coates. Mas a partida já estava praticamente encerrada...
Comentários