O Sporting de Braga qualificou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol ao vencer o Pampilhosa, da II Divisão, por 3-1, numa partida em que a equipa dos "ferroviários" nunca se deu por vencida.
A incerteza no marcador pairou até ao final do jogo, altura em que o avançado cabo-verdiano Zé Luís, entrado poucos minutos antes, cabeceou para o terceiro golo dos minhotos.
A equipa de José Peseiro entrou muito forte na primeira parte e inaugurou o marcador aos 12 minutos num remate de fora de área de Hugo Viana, com a bola a bater no relvado e enganar o guarda-redes Eduardo.
Sete minutos depois, o árbitro portuense Vasco Santos assinalou grande penalidade a castigar um derrube sobre Mossoró, que Alan concretizou no segundo do Braga.
Os minhotos, que atuaram sem alguns dos habituais titulares, continuaram a carregar e, aos 27 minutos, Ismaily tentou o remate de fora de área, mas a bola passou a rasar a trave da baliza do Pampilhosa.
A equipa da casa reduziu aos 38 minutos, num golpe de cabeça do defesa central Leitão, na sequência de um livre, motivando ainda mais os seus jogadores.
Na segunda parte, o Pampilhosa acreditou que poderia chegar à igualdade e, aos 47 minutos, Koné quase chegava ao golo.
A partida entrou numa fase muito disputada, com os homens da casa muito motivados, embora o Braga dispusesse das oportunidades mais perigosas.
O avançado Zé Luís, que entrou já perto do final, fez o resultado final no primeiro minuto dos descontos, num remate de cabeça que o guarda-redes Eduardo defendeu para lá da linha de golo.
Jogo no Estádio Américo Couto, na Mealhada.
Pampilhosa (II L) - Braga, 1-3.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:
1-0, Hugo Viana, 12 minutos.
2-0, Alain, 19 (g.p.).
2-1, Leitão, 38.
3-1, Zé Luís, 90+1.
Equipas:
- Pampilhosa: Eduardo, Bruno Parente, Wilson, Leitão, Galvão, Ricardo, Bebé (Manuel, 80), Koné (Diogo André, 63), Sarmento, Paulo Ferreira (Ivan, 57) e Bandeira.
(Suplentes: Ricardo, Manuel, Diogo André, Ivan, Reis, Bernardo e Bruno Pereira).
Treinador: Fernando Niza.
- Braga: Quim, Baiano, Douglão, Haas, Ismaily, Djamal, Hugo Viana (Mauro, 90+03), Alain (Manoel, 90+03), Hélder Barbosa, Mossoró e Carlão (Zé Luís, 86).
(Suplentes: Cristiano, Ruben Amorim, Ruben Micael, Salino, Zé Luís, Mauro e Manoel.
Treinador: José Peseiro.
Árbitro: Vasco Santos (Porto).
Ação disciplinar: Koné (15), Bruno Parente (18), Douglão (22), Haas (33), Mossoró (33), Leitão (35), Bebé (70), Hélder Barbosa (75), Wilson (78), Alain (80).
Assistência: cerca de 1.100 espetadores.
Comentários