A PSP considerou hoje de risco elevado o dérbi de quinta-feira entre Sporting e Benfica, da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, prometendo “minimizar os constrangimentos” na circulação de tráfego em Lisboa.

"Este jogo é considerado de risco elevado pela Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD) e são expectáveis cerca de 45.000 pessoas nas bancadas do estádio. Sabemos que é um dia útil, num final de tarde, e a principal missão da polícia é garantir a segurança de pessoas e bens e, em concreto, a intervenção em alterações de ordem pública”, assinalou o intendente Figueira de Chaves, em conferência de imprensa realizada no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

O intendente reconheceu que a data da realização da partida, em dia útil, levará a um cuidado acrescido para não trazer problemas à circulação de trânsito em Lisboa, em especial nessa zona em específico, a segunda circular, que é, por norma, bastante movimentada ao final da tarde.

“O trajeto normalmente definido tem em conta minimizar os constrangimentos, pelo que essa situação está já salvaguardada”, assegurou Figueira de Chaves relativamente à principal particularidade em comparação com o procedimento efetuado nos três últimos jogos entre ‘grandes’ realizados em Lisboa, todos eles de risco elevado.

O alto graduado policial mostrou-se confiante sobre um evento sem incidentes de maior, cujo início está previsto para as 20:45 de quinta-feira, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, garantindo um dispositivo policial preparado para assegurar uma operação policial bem-sucedida nas imediações e interior do Estádio José Alvalade.

O intendente Figueira de Chaves afastou um cenário similar ao ocorrido em Vila Nova de Famalicão, onde, há três semanas, a falta de policiamento obrigou ao adiamento do jogo entre Famalicão e Sporting, contando para tal com “o empenho dos polícias” para que tudo esteja devidamente salvaguardado.

A PSP recomendou ainda aos adeptos que cheguem ao estádio com a devida antecedência, preferencialmente utilizando a rede de transportes públicos, e que a abertura de portas do Estádio José Alvalade está prevista para abrir as 18:45, enquanto os adeptos do Benfica iniciarão o seu trajeto, com escolta policial, até ao recinto sportinguista a partir das 17:00, com início no Estádio da Luz.

O intendente policial descreveu ainda que “os constrangimentos habituais” que alterarão o normal tráfego em Lisboa, por força da formação do cordão de segurança que transportará os adeptos do Benfica até ao recinto sportinguista, afetarão várias das artérias da cidade, num trajeto que integrará as avenidas Machado Santos e Eusébio da Silva Ferreira, Estrada da Luz, Travessa da Luz, Ruas Prof. Fernando Namora, Prof. Francisco Gentil, Prof. Vieira de Almeida, Avenida Padre Cruz e as ruas Alfredo Trindade e Fernando da Fonseca.

Sporting e Benfica, atuais segundo e primeiro classificados da I Liga de futebol respetivamente, defrontam-se esta quinta-feira, a partir das 20:45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, com arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação Leiria.