O Desportivo das Aves não foi, no entanto, a única equipa da Liga de Honra a ser eliminada aos pés de adversários de escalão inferior, já que Estoril e Trofense também foram afastados da prova, por Esmoriz (II) e Paredes (II), respectivamente.

O Vila Meã afastou o Desportivo das Aves, com um triunfo por 2-0, o Esmoriz eliminou o Estoril na transformação de grandes penalidades (4-3), após empate 3-3, e o Paredes venceu em casa do Trofense por 3-1.

As restantes 13 equipas da Liga de Honra, que iniciaram este fim-de-semana a sua participação na prova, impuseram-se aos seus adversários e, com menor ou maior dificuldade, garantiram a passagem à terceira ronda.

Sporting da Covilhã e Carregado, com goleadas por 5-0 a Morais (III) e Maria da Fonte (III), e Feirense e Oliveirense, com vitórias fáceis sobre Marinhense (II) e Candal (III), foram as equipas com o apuramento mais acessível.

Igualmente de forma tranquila, o Fátima afastou o Ribeira Brava (III), por 3-0, o Gil Vicente travou o Macedo de Cavaleiros (III), por 2-0, tal como o Beira-Mar fez ao Vizela (II) e o Desportivo de Chaves ao Amares (III).

O Varzim já sentiu mais dificuldade para eliminar o Praiense (II), por 1-0, o Santa Clara também não foi além de um triunfo por 1-0 frente ao Rebordosa (III) e o Freamunde venceu o Mangualde apenas por um golo (2-1).

O Portimonense, líder da Liga de Honra, foi uma das equipas que sentiu mais dificuldade para impor o seu estatuto de profissional, já que foi obrigado ao desempate por grandes penalidades (4-3), após empate a 2-2.

O Penafiel também foi obrigado a meia hora extra para afastar a AD Oliveirense (III), por 3-1, e garantir a continuidade na Taça de Portugal.

Nos "duelos" entre equipas da II Divisão, o factor casa imperou nas vitórias do União da Serra frente ao Arouca, por 1-0, e do Oriental com o Eléctrico, por 3-1. O Camacha venceu fora o Santana, por 5-2.

De entre os 15 encontros entre clubes da II e da III Divisão, apenas uma equipa do escalão menor sobreviveu, tendo o feito sido alcançado pelo Oeiras, que afastou o Tourizense, com um triunfo por 3-1.

O facto casa, salvo duas raras excepções - nos casos dos triunfos do Mocidade e Cinfães nos recintos do Peniche e Mirandela, respectivamente -, prevaleceu nos 13 encontros entre equipas da III Divisão.