O Sporting iniciou da melhor maneira a sua caminhada para a revalidação da Taça de Portugal, ao golear por 4-0 o modesto Vilafranquense, que milita nos Distritais, num jogo a contar para a terceira eliminatória da prova.

Numa partida com 2832 espectadores no Estádio António Coimbra da Mota, os leões apresentaram um figurino com muitas novidades, destacando-se entre estas as estreias absolutas esta temporada de Ewerton e Bruno Paulista. De resto, a equipa leonina orientada por Jorge Jesus não quis deixar a seriedade de lado e colocou também alguns titulares em campo, como Paulo Oliveira, William, Aquilani ou Montero.
Contudo, a tarde deste sábado era o tempo para os jovens brilharem e foi exactamente isso que aconteceu pelos pés de Matheus Pereira – por duas vezes, Bruno Paulista e Gelson Martins. Os três jovens assinaram os quatro golos do triunfo leonino, para satisfação do técnico Jorge Jesus.
Cumprindo a premissa do favoritismo entre um ‘grande’ e uma equipa dos Distritais, tudo se resolveu muito cedo. Matheus, em dose dupla no espaço de cinco minutos, foi o responsável por vincar o fosso. Aos 12’, o jovem extremo não perdoou isolado perante o guarda-redes Nélson Pinhão, e aos 16’ respondeu de primeira com um bom remate de pé esquerdo ao cruzamento de Jonathan.
Assim, como sempre se previa antes da partida, o Sporting já espreitava a quarta eliminatória. O Vilafranquense tentou sempre de forma aguerrida dar uma boa réplica, embora a diferença de ritmo condenasse à partida os esforços da formação ribatejana. E já em cima do intervalo, Bruno Paulista fez de cabeça o 3-0 para que não subsistissem dúvidas.
Já na segunda parte, os dois treinadores operaram algumas alterações, com realce para as entradas de Tanaka, André Martins e Gelson. Os leões apresentaram-se mais determinados e reforçaram o assalto à baliza do Vilafranquense, dando espaço a uma grande atuação do guardião Nélson Pinhão, com um punhado de boas intervenções a evitar o avolumar da goleada para números mais duros.
Contudo, surgiria ainda o 4-0 pelos leões, da autoria do jovem Gelson, que salou do banco para marcar aos 77 minutos e sentenciar as contas do jogo.
Ato contínuo, o apito final oficializou a passagem do Sporting à quarta ronda da Taça e selou a despedida do Vilafranquense, com uma atuação digna e agradável na hora do adeus.