O Vitória de Guimarães venceu hoje o Fátima por 3-0 e garantiu a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, num jogo sem dificuldades para a equipa da I Liga.
Dois golos de Fernando Russi e um de Barrientos culminaram uma exibição personalizada dos vimaranenses em Fátima, em jogo da terceira ronda da competição.
A jogar em casa, o terceiro classificado da série F do Campeonato Nacional de Seniores (CNS) revelou-se uma equipa aguerrida mas só conseguiu dar que ao guarda-redes Douglas na primeira parte.
Rapidamente se notaram as diferenças de andamento entre as equipas. O Vitória de Guimarães entrou melhor, pressionando o Fátima, que sentiu sempre dificuldades para sair do seu meio campo.
Apesar de jogar com dois médios defensivos, a equipa da casa abria espaços à frente da defesa e foi por aí que o Vitória de Guimarães entrou.
Aos 08 minutos, Tiago Rodrigues descobriu uma aberta e rematou forte, Tiago Martins ainda defendeu para a barra mas, na recarga, Fernando Russi desviou para a baliza com o pé esquerdo.
O golo descansou o Vitória de Guimarães, que passou a aguardar o adiantamento do Fátima.
O Fátima encarou o jogo sem complexos e tentou responder ao Vitória de Guimarães, sobretudo através de lançamentos longos para os flancos que permitissem ultrapassar a "barragem" contrária.
Dessa forma, o empate até podia ter surgido para o Fátima: primeiro, logo após o primeiro golo do Vitória de Guimarães, com Pedro Emanuel a aparecer isolado e Douglas a desviar; depois, aos 30 minutos, num rápido contra-ataque, novamente com Douglas a travar o remate de Pedro Emanuel.
No meio-campo do Vitória de Guimarães, Tiago Rodrigues dirigia as operações e, depois de ter tido papel importante no primeiro golo, foi também decisivo no segundo, quando assistiu para o 2-0: cruzamento perfeito e cabeceamento eficaz de Russi.
Rui Vitória - que defrontava a equipa que treinou entre 2006 e 2010 - afinou o Vitória de Guimarães ao intervalo e, na segunda parte, o ataque do Fátima desapareceu.
O jogo passou a ser disputado mais longe das balizas e isso interessava ao Guimarães: com a eliminatória praticamente resolvida e viagem marcada para Sevilha, para defrontar quinta-feira o Bétis para a Liga Europa, o Vitória abrandou bastante.
Só a entrada de Barrientos deu nova energia aos vimaranenses e, aos 77 minutos, o uruguaio quase elevou para 3-0, num belo remate de pé direito que levou a bola ao poste da baliza de Tiago Martins.
Do outro lado, Bruno Saraiva ainda tentou agitar a equipa com a entrada de Wellington para a frente. Mas a eliminatória já estava entregue ao Vitória de Guimarães, que chegou ao 3-0 perto do final, aos 86 minutos, após jogada de insistência finalizada por Barrientos.
Comentários