"No jogo de hoje, e no de Alvalade, sinto que fomos uns justos vencedores. Neste desafio os jogadores interpretaram quase na perfeição o que tínhamos planeado. O Sporting é uma equipa de qualidade e competitiva, que nos criou algumas dificuldades no primeiro tempo, mas ao intervalo ajustámos a estratégia, sobretudo no setor intermédio, e fizemos uma excelente segunda parte”, disse o treinador do FC Porto após a partida no Estádio do Dragão, numa linha de análise partilhada pelo treinador adversário, Rúben Amorim.

“O FC Porto foi superior no conjunto da eliminatória. Temos de encarar isso com naturalidade e trabalhar para corrigir”, referiu o técnico leonino.

Veja o vídeo com as declarações

O FC Porto apurou-se pela 32.ª vez para a final da Taça de Portugal, depois de vencer por 1-0 o Sporting, em jogo da segunda mão das meias-finais da prova, no Estádio do Dragão.

Após o triunfo por 2-1 em Alvalade, na primeira mão, os ‘dragões’ voltaram a triunfar perante o rival, graças a um golo do espanhol Toni Martínez, aos 82 minutos, um minuto depois de ter substituído Evanilson, num encontro no qual os ‘leões’ viram Pedro Porro ser expulso com cartão vermelho direto, aos 89.

A formação portista, tinha chegado à final pela última vez em 2019/20, na altura com uma vitória sobre o Benfica (2-1), vai defrontar o estreante Tondela na decisão da prova ‘rainha’, depois de os beirões terem eliminado o Mafra, da II Liga, na outra meia-final.

A 82.ª final da Taça de Portugal, que está marcada para 22 de maio, às 17:15, voltará a ser disputada no Estádio Nacional, em Oeiras, depois de nos dois anos anteriores ter sido realizada em Coimbra.