O FC Porto recebe esta noite, no Estádio do Dragão, a partir das 20h45, o Académico de Viseu em partida da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, depois do empate 1-1 registado há uma semana, no terreno dos viseenses, no encontro da primeira mão.

Um jogo no qual os 'dragões' vão procurar uma vitória que lhes permita carimbar o passaporte para a final, no Estádio do Jamor, e continuar assim na senda da conquista de um troféu que não ergue desde a temporada de 2010/11. O FC Porto está assim há oito temporadas sem vencer a 'prova rainha' do futebol português. Só por uma uma vez na sua história desde que ergueu  o troféu pela primeira vez - em 1956 - os 'azuis e brancos' estiveram mais épocas seguidas sem o conquistar: entre 1957/59 e 1967/68.

Ou seja, o FC Porto procura esta época evitar um repetir daquela que é a sua maior 'seca' no que à conquista da Taça de Portugal diz respeito e, assim, erguer pela 17ª vez o segundo troféu mais importante do futebol português.

Para tal, será necessário afastar esta quarta-feira um surpreendente Académico de Viseu, que prometeu "deixar o autocarro na garagem", e Sérgio Conceição não escondeu que a Taça de Portugal tem um encanto especial, garantindo que o FC Porto vai "fazer tudo para chegar à final e ser aí, depois, mais feliz do que no ano passado".

Desde a última conquista da Taça de Portugal, conseguida a 22 de maio de 2011, com um triunfo por 6-2 sobre o Vitória de Guimarães, ainda sob as ordens de André Villas-Boas, naquela que foi uma temporada gloriosa para os 'dragões', que fechou uma série de três conquistas consecutivas do troféu, a turma 'azul e branca' já voltou por duas vezes ao Jamor para discutir a final, mas acabou derrotada pelo Braga (2015/16) e pelo Sporting (2018/19) no desempate por penalties.

Sérgio Conceição, por seu lado, leva duas finais da Taça de Portugal perdidas como treinador: a da época passada e a de 2014/15, ambas frente ao Sporting, e também ambas com derrotas nas grandes penalidades. Ainda assim, o atual técnico dos 'dragões' já sabe o que é erguer o troféu, ainda que como jogador.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.