O Sporting procura esta sexta-feira o apuramento inédito para a final da UEFA Youth League, mas para isso os Leões têm de ultrapassar os jovens jogadores do AZ Alkmaar em Genève, na Suíça.
O objetivo do título europeu em Juniores pode ser visto como motivo de orgulho para as escolas de formação em Portugal: FC Porto (2019) e Benfica (na temporada passada) já ergueram o troféu e falta apenas o Sporting para o pleno na competição.
A verdade é que a UEFA Youth League já parece ser talhada para os portugueses. Até esta fase, todos os jogos tinham sido realizados no Estádio Colovray, em Nyon, mas a "afluência dos adeptos dos clubes participantes portugueses" levou à mudança para outro estádio maior em Genève, anunciou a própria UEFA.
É assim um novo recinto que os jovens Leões esperam como "casa" até à tão aguardada final. Nesta final-four também estamos perante quatro equipas novas nestas andanças: Para além dos verdes e brancos, o AZ Alkmaar, o Hajduk Split e o AC Milan (que disputam a outra meia-final na sexta às 17h) estão pela primeira vez na sua história nesta fase da competição.
Percurso e historial do Sporting
Para os Leões conseguirem alcançar de forma inédita esta fase da prova, houve todo um percurso notável. Na fase de grupos, nenhuma equipa sofreu menos do que os três golos do Sporting, que ficou à frente de Eintracht Frankfurt, Tottenham e Marselha (também adversários dos graúdos na Liga dos Campeões). Na primeira etapa, os Leões apenas cederam dois empates diante os alemães e os franceses.
Nos oitavos de final, a equipa orientada por Filipe Çelikkaya eliminou o Ajax com uma goleada por 5-1 e nos quartos foi a vez de deixar de fora o Liverpool (1-0), que antes já tinha sido o carrasco dos jovens do FC Porto.
Nas estatísticas gerais desta temporada, o Sporting leva seis vitórias e dois empates num total de oito jogos sem qualquer derrota. Os quatro golos sofridos contrastam com os 19 marcados. São números que tornam assim os Leões na equipa com mais vitórias e menos derrotas.
Destaques individuais
Para além das capacidades coletivas, há também alguns nomes individuais a ter em conta na equipa de Juniores do Sporting que disputa esta Youth League. Nesta edição, Filipe Çelikkaya pôde contar com nomes como Gonçalo Esteves, Dário Essugo, Mateus Fernandes, Rodrigo Ribeiro (melhor marcador dos Leões em competição) e Fatawu, já com experiência na equipa principal.
No último treino estiveram os 22 jogadores disponíveis e há a expectativa de Guilherme Pires, João Pereira, Leonardo Barroso, Chico Lamba, Guilherme Santos e Lucas Anjos somarem os primeiros minutos.
Antevisão dos protagonistas
Do lado do Sporting, há otimismo e vontade de fazer história no clube.
Filipe Çelikkaya mostra-se confiante na conquista final e usa mesmo uma expressão familiar a quem acompanhou Fernando Santos antes do Euro2016: "Se trouxe a bagagem toda até à final? Obviamente que sim. Esperemos que amanhã seja um bom dia para nós e que possamos todos estar aqui até final", atirou, antes de se congratular com a chamada de jovens jogadores - que contribuiram para a campanha na Youth League - à equipa principal:
"O nosso grande título é ver o Dário [Essugo] jogar, o Fatawu jogar na equipa A, como vocês sabem. O Renato [Veiga] também não está aqui pois está na Bundesliga… Têm estado outros jogadores e muito bem. Mas se vencermos amanhã queremos ganhar a final? Claro que sim", acrescentou.
Já Mateus Fernandes - também com passos nos graúdos - deixou elogios ao adversário e pediu foco total na meia-final antes de pensar em algo mais: "Focamo-nos muito neste jogo, senão não vale de nada. É jogar bem neste jogo, dar tudo para estarmos na final. Sabemos que o AZ é muito forte no contra-ataque, temos de fazer bem os equilíbrios, mas são uma equipa com boas individualidades", sublinhou.
O que esperar do AZ Alkmaar
Quanto ao adversário neerlandês, também já há jogadores a dar cartas no plantel principal: Mexx Meerdink e Walter Goes entraram na equipa que se qualificou para os quartos-de-final da Conference League.
Até chegar a estas meias-finais, o AZ Alkmaar eliminou o Frankfurt (5-0), o Barcelona por (3-0) e o Real Madrid (4-0), tudo nomes de peso e com história na competição. A UEFA faz questão de destacar o registo goleador de Meerdink com seis golos nesses últimos três jogos. O jovem avançado está mesmo no top-5 de melhores marcadores nesta edição da competição.
Contrariamente a este Sporting, os neerlandeses apenas se apuraram para os oitavos de final por via de uma play-off e, antes de chegarem à fase de grupos, tiveram de passar por uma primeira e segunda eliminatória, esta última só ultrapassada nas grandes penalidades diante o Estrela Vermelha.
O primeiro capítulo do sonho do Sporting na Youth League começa esta sexta-feira às 12h frente ao AZ Alkmaar. Um jogo com rescaldo no SAPO Desporto!
Comentários