A equipa de sub-19 do FC Porto apurou-se, esta sexta-feira, pela primeira vez para a final da UEFA Youth League de futebol, ao vencer por 3-0 os alemães do Hoffenheim, em Nyon, na Suíça, com golos de Romário Baró, Fábio Silva e Tiago Matos.

Após na última época ter chegado às meias-finais, em que foi eliminado no desempate pela marcação de grandes penalidades (5-4) pelos ingleses do Chelsea, após empate a 2-2, o FC Porto logrou hoje qualificar-se pela primeira vez para a final, com uma exibição competente frente ao estreante Hoffenheim.

O FC Porto, que repete o feito alcançado pelo Benfica, em 2013/14 e 2016/17, irá defrontar o vencedor do encontro da outra meia-final da competição, entre os espanhóis do FC Barcelona, detentores do troféu, e os ingleses do Chelsea.

A trocar bem a bola, como gosta, o FC Porto procurou desde o início ter posse, controlar e dificultar a organização e a construção do jogo dos alemães, mas sem conseguir criar oportunidades fragrantes de golo.

O primeiro golo do FC Porto surgiu na conversão de um livre direto de forma irrepreensível por Romário Baró, aos 39 minutos, a punir derrube de Samuel Lengle ao ainda juvenil Fábio Silva, de 16 anos, à entrada da área do Hoffenheim.

A formação alemã dispôs de uma oportunidade para empatar por Amadou Onana, aos 42 minutos, mas, no cara a cara com Francisco Meixedo, o guarda-redes luso levou a melhor.

Ainda antes do intervalo, a formação portista construiu uma oportunidade para elevar a vantagem, mas o colombiano Angel Torres não viu o colega João Mário desmarcado, dentro da área, e procurou, sem sucesso, o remate à baliza alemã.

O FC Porto entrou forte na segunda parte, com Romário Baró, aos 54 minutos, e Fábio Silva, aos 59, a testarem os reflexos do guarda-redes Daniel Klein, mas o Hoffenheim também dispôs de uma oportunidade de perigo resolvida por Francisco Meixedo, aos 60.

Aos 72 minutos, a formação portista esteve perto do aumentar a vantagem, com um remate à trave de Romário Baró, a passe de Angel Torres, e acabaria por chegar ao golo que já ameaçava por Fábio Silva, aos 78 minutos, naquele que foi o quinto tento na prova.

Com a qualificação inédita para a final da Youth League praticamente garantida, o FC Porto ainda chegou ao terceiro golo por Tiago Matos, aos 88 (sete após ter saído do banco), ao finalizar uma jogada ao primeiro toque, que contou com Angel Torres e Fábio Silva.

O FC Porto vai defrontar na final de segunda-feira da Youth League - que reedita a Liga dos Campeões para equipas sub-19 - o vencedor da meia-final que opõe ainda hoje o FC Barcelona, detentor do troféu, ao Chelsea.