O Sporting impôs-se hoje por 2-0 na receção ao Manchester City, em jogo da quarta jornada da Youth League de futebol de 2024/25, subindo à liderança provisória da competição, disputada em moldes semelhantes à Liga dos Campeões.
Após um empate 0-0 ao intervalo na academia do clube, em Alcochete, o Sporting resolveu a questão a seu favor no início da segunda parte. Os jovens leões marcaram o primeiro aos 49 minutos, num remate de Denilson Santos.
Aos 57 minutos chegou o 2-0, num golaço de Gabriel Silva. O avançado recebeu de Denilsom, cortou para dentro e rematou em arco, fazendo um golo de belo efeito.
As ténues expectativas de recuperação do Manchester City tornaram-se praticamente inexistentes aos 74 minutos, quando o defesa Max Alleyne foi expulso com cartão vermelho direto, por travar Gabriel Silva em falta quando o avançado se isolava em direção à baliza dos visitantes.
Nas bancadas do estádio estavam Frederico Varandas e Hugo Viana, e ainda Diego Capel, antigo jogador dos leões.
A equipa lisboeta conquistou o terceiro triunfo seguido na fase de liga da competição (tinha vencido nas rondas anteriores o PSV Eindhoven, por 2-0, e o Sturm Graz, por 3-1), depois de se ter estreado com um empate 2-2 perante o Lille.
Os ‘leões’ isolaram-se, provisoriamente, no comando, mas poderão ser igualados por Bayer Leverkusen, Borussia Dortmund e o rival Benfica e ultrapassados pelo anterior trio de líderes – Inter Milão, Atalanta e Salzburgo -, que só jogam na quarta-feira.
O Sporting, que na próxima jornada volta a receber outra equipa inglesa, o Arsenal, atingiu as meias-finais da Youth League há duas épocas, mas nunca a venceu, ao contrário dos rivais FC Porto e Benfica, que ergueram o troféu em 2018/19 e 2021/22, respetivamente.
- Onze do Sporting: Miguel Gouveia, Daniel Costa, Lucas Taibo, Miguel Alves, Denilson Santos, Eduardo Felicíssimo, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça, Rayhan Momade, Flávio Gonçalves e Gabriel Silva.
- Onze do Manchester City: Whatmuff; Samuel, Alleyne, Mfuni, Braithwaite; Heskey, Gray, Mukasa; Alfa-Ruprecht, Oboavwoduo e Heskey
*Com Lusa
Comentários