O Comité Olímpico, através da Academia Olímpica Cabo-verdiana, realiza, durante este mês de agosto, um ciclo de conferências online denominado “Conversas entre mulheres”, relativo à participação feminina no desporto.

A primeira conferência aconteceu esta quinta-feira, com Lígia Fonseca, Luísa Lobo, Eduarda Vasconcelos, Cláudia Almeida e Cristina Pires Ferreira, que se debruçaram sobre os desafios da igualdade de género no desporto nacional.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Academia Olímpica, Orlando Mascarenhas, disse que a realização deste ciclo de conversas, que vai até 27 de agosto, pretende, “face à situação pandémica”, através de meios informáticos, acercar desportivamente de todos para a promoção do olimpismo.

“São conversas desportivas com personalidades femininas, chamadas mulheres ícones no âmbito desportivo, que vão falar sobre diversos temas da atualidade”, explicou, apontando que o objectivo é também ressaltar a “motivação feminina” para se manifestar em prol da igualdade de oportunidade.

Por isso, Orlando Mascarenha informou que durante esse ciclo de conversas vão ser discutidos temas relacionados com a inclusão e equidade feminina, contando com a participação de personalidades proeminentes para partilharem suas experiências, pontos de vistas e sugestões.

“Nós pensamos que com essas atitudes positivas, mesmo tendo em conta a situação actual, podemos trazer ideias para ver como é possível desenvolver o desporto após este período da COVID-19”, observou.

“Da experiência desportiva como atleta à transição para a carreira profissional”, desenvolvido pela atleta olímpica Isménia Frederico, a acontecer na próxima quinta-feira, 11, e “O Desporto como factor de inclusão feminina nas Aldeias SOS”, com Maria Luísa Lobo, marcado para 27 de agosto, fecham esse ciclo de conferências virtuais promovido pela Academia Olímpica Cabo-verdiana.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.