A Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, antecipou "uns meses" a entrega de um apoio de 500 mil euros a 68 associações desportivas para cumprirem os encargos financeiros e, agora comprometidos, devido à pandemia de covid-19.

Esta verba destina-se exclusivamente ao desporto de formação, abrangendo 68 associações desportivas e 7.218 atletas, anunciou hoje a presidente desta autarquia, em reunião pública do executivo municipal, via Zoom.

O “grande objetivo” da antecipação do apoio é permitir que as associações consigam fazer face aos encargos financeiros que assumiram e que estão, agora, comprometidos devido à suspensão da atividade, nomeadamente pela perda de receitas de bilheteira, patrocinadores, mensalidades de atletas jovens, exploração de bares, `merchandising´, cotização de associados, organização e realização de eventos desportivos, serviços de transporte ou aluguer de instalações, sublinhou.

“A importância da retoma da atividade desportiva, quando as condições sanitárias assim o permitirem, é uma questão que tem reunido consensos entre os especialistas”, afirmou a autarca.

Na sua opinião, é fundamental que os jovens regressem à prática desportiva e que as associações reúnam as condições necessárias para os receberem e continuarem a prestar formação de qualidade.

Este esforço financeiro da autarquia, que se trata de uma antecipação dos apoios já inscritos no orçamento, vai permitir às coletividades terem “uma almofada financeira” para fazer face aos meses de paragem de atividade, entendeu.

E, assim, manterem os postos de trabalho, a manutenção das suas instalações e o cumprimento dos compromissos com fornecedores, ressalvou Luísa Salgueiro.

Paralelamente, a câmara lançou, como medida complementar, o Fundo de Emergência Municipal – Desporto, à semelhança do que acontece com outros setores de atividade do concelho.

As candidaturas a este instrumento financeiro abrem em breve e têm como critérios de atribuição a formação desportiva e o número de atletas abrangidos em cada entidade, bem como os equipamentos/instalações a cargo da gestão de cada entidade, sejam instalações desportivas, sociais ou gestão de viaturas, sublinhou.

Segundo dados avançados pelo município, o concelho de Matosinhos tem 107 associações desportivas que, antes da paragem devido à pandemia, disputavam competições de 38 modalidades, num total de cerca de 9.800 atletas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.474.437 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.086 pessoas dos 799.106 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.