O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) desafiou todos os desportistas do país a assinalar o Dia Mundial do Desporto pelo Desenvolvimento, que anualmente se celebra a 6 de Abril, com a publicação de foto em casa com um cartão branco.

“Este ano pela situação que enfrentamos não poderemos estar nas ruas a celebrar, como habitualmente, com muita actividade física”, explicou o COC, que, entretanto, promete não deixar passar em branco esta data, “que mostra o poder do desporto no desenvolvimento das sociedades e da paz”.

Para o efeito, o COC convida a todos os desportistas e não só a mostrarem um cartão branco “por mais união e esperança no mundo” em casa e a publicar esta foto no facebook com hastag #whitecard #6deabrilcaboverde e enviar também para a sua página para ser divulgada.

A presidente da Comissão dos Atletas Olímpicos, Isménia Frederico, aderiu de imediato à iniciativa ao postar uma foto com o respectivo cartão branco.

Esta é a forma encontrada pelo COC para assinalar o Dia Mundial do Desporto pelo Desenvolvimento numa altura em que o País se encontra em quarentena, face ao Estado de Emergência motivado pela luta contra a pandemia do novo coronavírus, covid-19.

Esta efeméride vem sendo celebrada desde 2015 pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano, tendo no ano 2018 rendido uma nomeação para “Evento do Ano” a nível mundial, pela organização internacional Peace and Sport.

Instituído pelas Nações Unidas, em Agosto de 2013, pretende-se com o Dia do Desporto pelo Desenvolvimento e Paz chamar a atenção da sociedade para o poder do desporto, e a ferramenta que é no desenvolvimento a todos os níveis sociais, bem como para a paz mundial.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.