Estados Unidos, Rússia e China são os três únicos comités olímpicos nacionais convidados para a Cimeira Olímpica marcada para sexta-feira, que vai debater o presente e futuro do Movimento Olímpico, anunciou hoje o Comité Olímpico Internacional (COI).

A presidir a Cimeira, organizada em videoconferência, estará o presidente do COI, Thomas Bach, e na ordem do dia estarão os Jogos Olímpicos de inverno de Pequim, disputados este ano, e os próximos de verão, em Paris2024.

Na nota divulgada à imprensa, o COI pretende fazer uma atualização sobre as candidaturas aos Jogos de inverno de 2030, a própria otimização dos Jogos, a luta contra o doping, os jogos eletrónicos (eSports) ou os modelos de qualificação.

No atual panorama, os desportistas russos estão excluídos dos processos de qualificação para Paris2024, face ao alinhamento das federações às recomendações do COI, enquanto perdura a invasão russa da Ucrânia.

Um contexto que é diferente para o Comité Olímpico russo ou para os membros russos do COI, que não foram excluídos, nem sofreram qualquer sanção.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.