Não será novidade para ninguém que para adotar um estilo de vida verdadeiramente saudável temos de incluir a prática de exercício físico na nossa rotina diária. Desporto e atividade física são essenciais na prevenção de doenças, controlo de peso, alívio de stress e muitos outros benefícios.
Progressivamente, essa ideia foi-se enraizando na sociedade e cada vez mais pessoas abraçaram a prática desportiva, incorporando-as nas suas rotinas. Seja o simples running, a prática de desportos coletivos ou as idas aos ginásios, o deporto faz cada vez mais parte do dia a dia de uma considerável parte da população.
Porém, horários de trabalho, obrigações profissionais e outros compromissos levam a que nem sempre seja fácil ter tempo ou vontade para ir treinar. E é por isso que cada vez mais pessoas optam por treinar em casa, o que traz variadas vantagens, como conveniência, flexibilidade de horário de treino e privacidade.
Outra vantagem: deixa de ter de esperar que os outros desocupem as máquinas de musculação, pesos e outros equipamentos fitness que pretende usar, pois estas serão todas para si, num espaço que é só seu
Cada vez são mais as tecnologias disponíveis e é fácil encontrar nas lojas equipamentos de ginásio e fitness que permitem treinar no conforto da sua casa: passadeiras de corrida, bicicletas estáticas, máquinas de remo e muito mais.
Uma passadeira elétrica será, talvez, dos aparelhos de ginásio essenciais para a prática de desporto em casa.sobretudo para treinares a tua resistência, prevenires doenças cardíacas e perderes peso. Também as passadeiras elétricas são outra das máquinas de ginásio mais procuradas. Tem à disposição uma larga oferta de bicicletas estáticas, incluindo passadeiras dobráveis, de spinning, elípticas e ergométricas.
Para quem o foco não é necessariamente o cardio, mas sim a musculação e o fortalecimento do corpo, existem também uma série de máquinas de musculação para explorar, entre outra tecnologia. Pode começar por bancos de musculação, máquinas de musculação, estações de dips, barras de elevações, máquinas de agachamentos, entre outros aparelhos mais profissionalizados que permitirão treinar diferentes grupos musculares. Depois há os acessórios, desde elásticos de treino a halteres, passando por kettlebells ou outros pesos de musculação.
E para os amantes do fitness e exercícios de bem-estar existem, claro, simples tapetes de yoga, steps, cordas de saltar ou caixas de pliometria, entre outros instrumentos e aparelhos.
Se a nível de aparelhos e tecnologias de treino a evolução tem sigo grande, também a nível da não menos fundamental nutrição desportiva que deve acompanhar o treino surgem constantes novidades.
E nem toda a gente tem em consideração o facto de esta ter um papel crucial no equilíbrio do corpo. Sejam quais forem os objetivos de quem pratica desporto, estudos mostram que apenas 20 por cento dos resultados estão relacionados com o exercício. Os restantes 80 por cento são da responsabilidade da nutrição.
Tendo a nutrição desportiva um papel tão central, torna-se extremamente importante que haja um planeamento alimentar correto, dando particular importância aos momentos pré e pós-treino, visto que a dificuldade em alcançar objetivos pode dever-se mesmo ao facto de não se dar a devida importância à nutrição.
Também aqui as inovações têm sido significativas. Mass Gainers, proteína, barras e snacks ou creatina, entre outros, alguns deles 100 por cento vegan, estão à venda em inúmeras lojas e podem ser o complemento de que os atletas precisam para ajudar a alcançar os resultados pretendidos.
Comentários