O SAPO Desporto esteve no Web Summit em busca das 'startups' relacionadas com desporto presentes na conferência à procura de investidores nas suas ideias.
Uma delas foi a idChess.
A idChess é uma 'startup' russa que usa a inteligência artificial para ajudar os jogadores de xadrez a analisarem as decisões que tomaram numa partida, analisando e digitalizando o que acontece no tabuleiro de jogo através da câmara do smartphone.
Petr Chernyshev, fundador e CEO da idChess, explicou, em conversa com o SAPO Desporto, a área de negócio da empresa.
"Nós criamos soluções de inteligência artificial para negócios e para desporto. Neste caso [no Web Summit] mostramos a nossa solução para Xadrez. Conseguimos digitalizar a nossa experiência 'offline' para o 'online' e assim podemos analisar as nossas ações [no jogo], os movimentos, bem como guardar os nossos jogos e dar uma boa experiência ao desporto amador", afirmou.
Mas as aplicações desta tecnologia não se ficam apenas pelo xadrez, como nos disse Chernyshev.
"(...) usamos isto para desportos lentos, como as damas. Temos uma solução que pode ser aplicada a outros desportos, em aplicações móveis, em serviços web... (...) Nós especializamo-nos nestas tecnologias e podemos ajudar outras companhias com os seus problemas", disse.
Petr revelou ainda que já existem testes com outros desportos, como o ténis, mas que o desenvolvimento ainda é muito embrionário.
"Já tentamos com desportos mais ativos, como o ténis. Uma solução para digitalizar 'forehands' e 'backhands', mas ainda não chegamos a uma fase Beta (que possa ser lançada), estamos mais numa versão alfa (nos primeiros passos)", concluiu.
Pode experimentar a idChess se tiver um dispositivo iOS, com a aplicação já disponível para o sistema operativo da Apple.
Se tem um Android, terá de esperar mais um pouco para poder contar com a ajuda para recordar os seus jogos no tabuleiro axadrezado.
Comentários