O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lançou hoje a Lisbon Call para inovação no desporto, um apelo para aproximar o desporto da “afirmação de uma Europa liderante na concretização da Agenda 2030”.

Este apelo foi lançado na abertura do seminário em inovação no desporto, hoje e quinta-feira em Lisboa no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, cuja abertura ficou a cargo de Brandão Rodrigues.

“Porque vemos efetivamente a Lisboa Call como a oportunidade para clarificar e elevar as plataformas que, através do desporto, congregam outras áreas como a educação, a economia, o turismo, o emprego, as transições digitais e energéticas, a sustentabilidade e a coesão social e territorial rumo a uma afirmação de uma Europa liderante na concretização da Agenda 2030” de Desenvolvimento Sustentável, declarou.

O discurso do governante lembrou o Apelo de Tartu, de 2017, então relacionado com um estilo de vida saudável, como “suficiente e fundamental inspiração” e um “exemplo notável de diálogo horizontal e transdisciplinar”.

Nesta, foram acrescentadas “pontes com setores tradicionalmente vistos como mais distantes do desporto”, para colocar o novo momento como “central” para a captação de interesse e empenho de organizações públicas e privadas.

Segundo o ministro, também no desporto a inovação trouxe “ideias novas para a renovação, remodelação e reativação”, fazendo do setor “elo poderoso de vinculação de algumas das componentes mais dinâmicas das nossas sociedades”.

A União Europeia deve, assim, “valorizar e olear este elo de ligação que constrói mais e melhor Europa” e que tem um papel a cumprir no campo da diplomacia, mas também em integração com outros setores devido à sua transversalidade.

“A dotação do desporto de mais e melhor inovação, de mais perene e estrutural inovação, contamina positivamente alguns dos mais dinâmicos setores das nossas sociedades civis”, completou.

Tendo a inovação como uma das prioridades da Presidência para o campo desportivo, Brandão Rodrigues defendeu a aposta nas infraestruturas desportivas, na transição digital e em “outros vetores”, como forma de aproximar os cidadãos europeus de “hábitos mais saudáveis” e de um desporto mais resiliente e sustentável.

O lançamento da “Lisbon Call On Sport Innovation” marcou hoje a abertura do seminário em inovação no desporto seguindo-se sete painéis de discussão sobre o tema.

De resto, o Comité Olímpico de Portugal endereçou na terça-feira uma carta ao ministro na qual declinou o convite para a ‘call’, criticando a falta de medidas para o setor a nível nacional, além da ausência desta indústria do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Definida como uma das “prioridades” da presidência portuguesa na área, a inovação no desporto faz parte do Plano de Trabalho da UE para o período 2021-2024 e o objetivo do seminário é “prolongar a discussão e lançar as bases para uma maior reflexão e ação sobre o tema”.

Ao juntar os vários componentes do setor, pretende-se discutir “experiências, visões, projetos e políticas” e partilhar conhecimento e boas práticas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.