O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, considerou que Aurélio Pereira, antigo responsável pela prospeção do Sporting, que morreu aos 77 anos, era “uma referência do futebol português”.

“Aurélio Pereira é uma referência não só para o Sporting, como para o futebol português. Honra lhe seja feita pelo enorme contributo que deu para que o nosso futebol atingisse patamares de elevada qualidade, com destaque para a conquista do Euro2016. Esta geração foi, aliás, batizada por ‘Aurélios’”, disse Joaquim Evangelista.

Numa nota publicada no sítio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Evangelista lembrou “uma das principais referências do ‘scouting’ do futebol português” e que, “graças à sua capacidade de observação e sensibilidade humana, foi possível detetar grandes talentos do nosso futebol, saltando à vista o nosso capitão Cristiano Ronaldo, entre outros jogadores como Luís Figo, Ricardo Quaresma, Nani, Rui Patrício, Simão Sabrosa, Paulo Futre ou Dani”.

“Prova da sua enorme capacidade foi a distinção com a ordem de mérito pela UEFA, e a atribuição do seu nome a um dos campos da academia do Sporting Clube de Portugal, além de ter contribuído para seis das nossas sete Bolas de Ouro”, considerou.

Aurélio Pereira, antigo responsável pelo departamento de recrutamento do Sporting, morreu, aos 77 anos, anunciou o clube campeão da I Liga portuguesa de futebol.

"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Aurélio da Silva Pereira, o inconfundível Senhor Formação, Sócio 3.226-0, que faleceu esta terça-feira aos 77 anos", lê-se no sítio oficial do clube na Internet.

Antigo jogador dos ‘leões’, Aurélio Pereira tornou-se treinador no Futebol Benfica, antes de regressar ao Sporting, no qual criou e liderou o Departamento de Recrutamento e Formação.

Ao longo da sua carreira, foi responsável pela descoberta de futebolistas como Luís Figo, Paulo Futre ou Cristiano Ronaldo.