O Supremo Tribunal de Justiça remeteu hoje para julgamento os 17 arguidos da Operação Lex, incluindo os ex-juízes Rui Rangel, Fátima Galante, Vaz das Neves e o ex-presidente do Benfica Luís Filipe Vieira, acusados de crimes de corrupção.

A decisão instrutória do processo foi lida pelo juiz conselheiro Sénio Alves no salão nobre do Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa. Após mais de duas horas de leitura, o magistrado responsável pela instrução deste caso anunciou: “Para julgamento em processo comum pronuncio todos os arguidos identificados na acusação”.

O caso remete ao crime de recebimento indevido de vantagem que envolve o antigo presidente do Benfica, Fernando Pagamim Tavares e Jorge Rodrigues Barroso.

Luís Filipe Vieira terá procurado obter informação de um processo fiscal que envolvia a presença do filho e, desde 2014, terá estado ligado à oferta de bilhetes do Benfica ao juiz Rui Rangel.

A acusação já tinha sido feita em 2020, mas só agora se conhece o desfecho que levará o antigo líder das águias a julgamento.