Cerca de 60 atletas integram a equipa de Timor-Leste que participará, a partir de 30 de novembro, nas Filipinas na 30.ª edição dos Jogos do Sudeste Asiático, competição em que timorenses estarão pela 9.ª vez.
Segundo informou o Comité Olímpico timorense, a delegação é composta por 59 atletas de 12 modalidades, estando os atletas a ultimar a sua preparação.
A delegação timorense - terá ainda quase 30 outros elementos, incluindo treinadores e elementos do Comité Olímpico – competirá, entre outras, nas modalidades de artes marciais, atletismo, boxe e ciclismo.
Futebol, halterofilismo, karaté, natação, taekwondo, ténis de mesa, tiro e voleibol são as restantes modalidades.
Timor-Leste acumulou nas oito primeiras participações três medalhas de ouro, cinco de prata e 21 de bronze.
Em 2017 Timor-Leste levou um total de 50 atletas (43 homens e sete mulheres) tendo três atletas (Ana da Costa, Sónia Soares e Nilton Lemos) conquistado medalhas de bronze em taekwondo.
Em 2015 participaram 66 atletas tendo Rosa dos Santos conseguido a prata em Taekwondo e Henrique Pereira um bronze em boxe.
Uma das edições de maior êxito foi a de 2013 quando participaram 49 atletas que levaram para Timor-Leste um total de 10 medalhas: duas de ouro, três de prata e três de bronze em Kenpo e uma cada de bronze em taekwondo e boxe.
Comentários