O mês de maio de 2017 entra na Revista do Ano como o mês dos campeões. As principais competições chegaram ao fim e com elas eram consagrados os primeiros vencedores. Em Portugal, o destaque principal foi a conquista do tetracampeonato por parte do Benfica. Na temporada passada, os ‘encarnados’ alcançaram um feito histórico que nunca tinha conseguido nos mais de 100 anos de existência.

No Estádio da Luz, as ‘águias’ somaram o seu quarto título de campeão nacional seguido. A confirmação foi feita no Estádio da Luz com direito a goleada por 5-0 frente ao Vitória de Guimarães. Os festejos, como é habitual, decorreram na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa.

No rescaldo do triunfo ‘encarnado’, Nuno Espírito Santo abandona o cargo de treinador do FC Porto. O técnico rescindiu com os ‘dragões’ após apenas uma temporada. A decisão surgiu nove dias depois do tetra do Benfica.

Imagens da festa do Benfica no Marquês de Pombal pela conquista do tetracampeonato
créditos: EPA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Nem só de festejos é feito o final do campeonato. Na metade inferior da tabela classificativa, a decisão sobre quem permanecia na Primeira Liga e quem descia para a Segunda Liga durou até à última jornada. Nos jogos decisivos, o Tondela evitou a descida com um ‘milagre’ bem como o Moreirense enquanto Arouca e Nacional não evitaram a despromoção.

Em sentido inverso, o Portimonense sagrou-se campeão da Segunda Liga com Vítor Oliveira no comando técnico. Os algarvios tiveram uma campanha bastante tranquila e fizeram-se acompanhar pelo Desportivo das Aves no regresso ao primeiro escalão do futebol português.

Benfica juntou a Taça ao Campeonato para a ‘Dobradinha’

À festa do campeonato, o Benfica juntou a Festa da Taça de Portugal que conquistou em 2017. Tal como no jogo que deu o campeonato, o Vitória de Guimarães foi o adversário dos ‘encarnados’ que, no Estádio do Jamor, venceram por 2-1 para cumprir a ‘dobradinha’ num dia em que a chuva caiu a potes, mas não arrefeceu o ambiente.

Antes do jogo, o ambiente festivo pré-taça juntou pessoas de norte a Sul de Portugal que se deslocaram até ao Jamor para cumprir a tradição da festa antes do jogo decisivo. O SAPO Desporto esteve presente para dar conta de alguns dos melhores momentos das celebrações como a presença de um Ederson de dois metros e meio.

O mês de maio de 2017 ficou marcado com o anúncio da introdução do videoárbitro para a temporada seguinte (época atual). A dia 4, saia a notícia de que a FPF iria introduzir as tecnologias para auxiliar os árbitros nos 306 jogos.

Com um custo de cerca de dois mil euros por cada encontro e com um centro de videoarbitragem na Cidade do Futebol em Oeiras, o futebol português tornava-se pioneiro na introdução das imagens televisivas. A final da Taça de Portugal seria o palco dos primeiros testes.

Vídeoárbitro autorizado pelo International Board para 2017/2018
Vídeoárbitro autorizado pelo International Board para 2017/2018
Ver artigo

Ainda na Primeira Liga, António Salvador é reeleito como presidente do SC Braga. O ato eleitoral viu o atual dirigente dos bracarenses ser reconduzido na presidência do clube minhoto 66,3%. António Pedro Peixoto, candidato opositor, ficou-se pelos 32,5%.

Mês de campeões também pela Europa fora

Maio foi sinónimo de campeões por toda a Europa. Em Espanha, o Real Madrid quebrou um ‘enguiço’ de quatro anos sem vencer La Liga e conquistou o título de campeão. No jogo do campeonato, Ronaldo marcou e foi um dos principais obreiros da conquista ‘merengue’.

Hala, Madrid! Ronaldo marcou e o Real Madrid festeja o título de campeão
Hala, Madrid! Ronaldo marcou e o Real Madrid festeja o título de campeão
Ver artigo

Em Inglaterra, o Chelsea com Antonio Conte no comando técnico venceu a Premier League. Os festejos dos ‘blues’ consagraram-se no dia 12 de maio após um triunfo sobre o West Bromwich Albion.

Em França, Leonardo Jardim conduziu o Mónaco a um campeonato que fugia há 17 anos. Com João Moutinho e Bernardo Silva na equipa, os monegascos quebraram o domínio parisiense nos últimos anos.

Destaques ainda para a liga italiana e ucraniana. A 21 de maio, a Juventus chega ao hexacampeonato italiano depois de vencer o Crotone por 3-0. Já o Shakthar Donetsk, equipa treinada pelo português Paulo Fonseca, venceu o campeonato na Ucrânia após receber e vencer o Zorya, por 3-2, em jogo da 28.ª jornada do campeonato.

Nas competições europeias houve festejos em português, uma vez que o Manchester United venceu o Ajax na final da Liga Europa que se disputou em Estocolmo. José Mourinho chegou aos 25 títulos enquanto treinador e conquistou um galardão que ainda não se encontrava no gabinete de títulos da formação dos ‘red devils’.

Modalidades viram a sua quota parte de campeões

Maio de 2017, à semelhança do futebol, trouxe o fim dos campeonatos para grande parte das modalidades. No campeonato nacional de futebol feminino, o Sporting venceu o seu primeiro título.  A 21 de maio, as ‘leoas’ golearam o Boavista para fechar as contas do triunfo na prova.

No futsal, a Taça de Portugal foi decidida entre Burinhosa e Benfica. A vitória caiu para o lado dos ‘encarnados’ com um resultado fixado em 5-1 na final disputada em Gondomar.

No voleibol, o Benfica sagrou-se campeão nacional no mesmo dia em que a equipa de futebol conquistou o tetra. Frente ao Sporting de Espinho foi preciso ir ao quinto jogo do playoff. No escalão feminino, o Leixões bateu o Porto Vólei 2014 para se sagrar campeão nacional.

Em andebol, o Sporting venceu o Benfica para se sagrar campeão nacional da modalidade. Em Odivelas, os ‘leões’ vencem os rivais lisboetas por 25-23 na última jornada da segunda fase do campeonato.

Encontro entre o Benfica e o Sporting

A nível internacional, Sporting conquista a Taça Challenge de andebol pela segunda vez na história. Pelo caminho ficam os romenos do AHC Potaissa Turda. A segunda mão que deu o título aos ‘leões’ jogou-se a dia 27 de maio.

Na edição de 2017 do Estoril Open, Pablo Carreño Busta venceu Gilles Muller em dois ‘sets’ para conquistar o torneio de ténis mais importante que se disputa em Portugal.

No Mundial de Futebol de Praia, Portugal foi derrotado pelo Brasil nos quartos de final da prova cuja fase final se jogou em maio. A seleção canarinha acabaria por vencer o torneio ao bater o Taiti por 6-0 no derradeiro jogo.

Reveja todos os temas mais importantes de 2017 na Revista do Ano preparada pela equipa do SAPO Desporto

Revista do Ano 2017

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.