Portugal e Brasil confirmaram o seu favoritismo e vão disputar amanhã a final do torneio de ténis em masculinos, nos VIII Jogos Desportivos da CPLP.

Esta manhã os atletas lusos venceram Angola por 3-0. O português Bernardo Lemos bateu Afonso Dieno em dois sets por 6-1 e 6-0. O angolano Eduardo Morais perdeu com José Maria Moya por 1-6 e 3-6.

Em pares, nova vitória lusa. Eduardo Paulo e Bernardo Lemos não sentiram grandes dificuldades para derrotar Eduardo Morais e Afonso Dieno por duplo 6-2.

Cabo Verde não resistiu ao maior poderio do Brasil e perdeu também por 3-0. No primeiro encontro o cabo-verdiano Leano Neves saiu derrotado em dois sets por Carlos Neto, com parciais de 6-1 e 6-1. No segundo encontro, Filipe Fonseca bateu Igor Almeida por duplo 6-1.

Para o jogo de pares, Cabo Verde apresentou-se com os mesmos atletas, Leano Neves e Igor Almeida, perante Filipe Fonseca e Silas Cerqueira. Vitória canarinha por 2-0 em sets, com parciais de 6-1 e 6-2.

Em femininos, Portugal bateu Cabo Verde por 3-0, com triplo 6-0, nos dois jogos de singulares e no de pares e tem praticamente assegurado o ouro. O Brasil derrotou Moçambique por 3-0, com 6-0 e 6-0 no primeiro encontro e 6-0 e 6-1 no segundo. Em pares, vitória em dois sets por 6-1 e 6-0. A formação canarinha joga a última jornada com Cabo Verde para confirmar a prata, enquanto que Portugal mede forças com Angola.

Moçambique, que já fez todos os jogos, assegurou a medalha de bronze, depois de ter vencido Cabo Verde e Angola, seus concorrentes mais diretos. Recorde-se que Portugal venceu Brasil, Angola e Moçambique. O Brasil perdeu com Portugal mas ganhou a Angola e Moçambique.

Amanhã de manhã, Brasil e Portugal discutem o ouro em masculinos, naquele que é o embate mais aguardado do torneio. Angola e Cabo Verde lutarão pela medalha de bronze.