A X edição dos Jogos Desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) arranca no domingo na ilha cabo-verdiana do Sal com a participação de mais de 500 atletas oriundos de oito dos nove países da comunidade.

Esta é a segunda vez que Cabo Verde organiza o evento, depois da IV edição em 2002, na cidade da Praia.

O evento multidesportivo, que terá lugar em Espargos e em Santa Maria, vai contar com a presença de mais de 500 jovens atletas, que vão competir nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.

Os Jogos são destinados a atletas de ambos os sexos dos sub-16 (nascidos no ano de 2000), exceto a natação e o atletismo paralímpico, em que podem participar atletas dos sub-20 (nascidos em 1996).

De acordo com o regulamento, cada delegação poderá ser formada por até 119 pessoas, num total de mais de 800 participantes de todos os países nos jogos.

O evento conta com a presença de todos os países que compõem a CPLP, exceto a Guiné Equatorial, que esta semana anunciou que não iria participar nas competições, mas vai estar representada por uma delegação ministerial.

A delegação ministerial da Guiné Equatorial vai marcar presença na conferência de ministros que tutelam a área dos Desportos da CPLP, uma das principais atividades, que arranca no sábado à tarde e termina no domingo.

Na agenda da reunião constam a apresentação e discussão de temas atuais comuns nas áreas da juventude e do desporto na CPLP, a revisão e aprovação do Acordo de Cooperação e a designação da próxima Presidência da Conferência.

Do programa, destaque ainda para a reuniões dos chefes de missão, dos diretores gerais de desporto e da juventude e de treinadores, que acontecem sábado, a anteceder o arranque das competições e a cerimónia de abertura de domingo.

Além da vertente desportiva, os Jogos da CPLP, que terminam no dia 24 de julho, têm como objetivo reforçar a solidariedade, interação, convívio e camaradagem entre os povos e atletas dos países que falam a mesma língua.

Os Jogos da CPLP são um evento multidesportivo, cuja primeira edição foi realizada em 1992, em Lisboa, seguindo-se Bissau (1995), Maputo (1997), Praia (2002), Luanda (2005), Rio de Janeiro (2008), Maputo (2010), Mafra (2012) e Luanda (2014).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.