O ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, participa em 12 de janeiro, no lançamento oficial dos XI Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), previstos para julho deste ano, na capital são-tomense.

O governante português, que também tutela as áreas da juventude e desporto, iniciou hoje uma visita de três dias a São Tomé e Príncipe, onde se encontrou com o seu homólogo da juventude e desporto, Marcelino Sanches.

“Venho dar este reforço importante da conferência de ministros da juventude e desportos da comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP) que irão organizar aqui em São Tomé”, disse Tiago Brandão Rodrigues no final do encontro com homologo são-tomense.

O governante português visitou quatro locais onde estão previstos para decorrerem os XI Jogos Desportivos da CPLP, designadamente liceu nacional, centro de estágios e Estádio Nacional 12 de Julho, no centro da capital, e na escola secundária Manuela Margarido situada na cidade da Trindade, a pouco mais de 12 quilómetros no centro da ilha de São Tomé.

“Estamos a seis meses dos jogos, é um momento importante, um momento de concretização, estamos a ultimar a preparação dos jogos e é importante neste momento termos consciência que será um grande evento, não só de São Tomé, mas da CPLP”, sublinhou o ministro português.

Tiago Brandão Rodrigues deveria ser recebido ainda hoje em audiência pelo Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, mas fonte do gabinete do chefe do governo alegou “agenda apertada” como justificação para o adiamento do encontro.

Esta quinta-feira, está prevista uma visita à Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, que conta com mais de 450 alunos, distribuídos por turmas do ensino básico e secundário.

A Escola Portuguesa de São Tomé e Príncipe integra a Rede das Escolas Piloto do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018.

Na sexta-feira, Tiago Brandão Rodrigues que é também presidente da Conferência dos Ministros da Juventude e Desporto da CPLP participa na cerimónia de apresentação dos XI Jogos Desportivos da CPLP.

No mesmo dia terá um encontro bilateral com o Ministro da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé e Príncipe, Olinto Daio.

De acordo ainda com a agenda da estadia na capital são-tomense, o governante português participa no sábado na VI Corrida Contra a Fome, que terá um percurso de cinco quilómetros a volta da capital são-tomense.

Os jogos da CPLP destinados a categoria sub-16 vão decorrer em cinco modalidades desportivas “em clima de festa e confraternização e de grande competitividade”, disse Brandão Rodrigues.

Futebol, atletismo, voleibol, taekwondo e basquetebol são as modalidades selecionadas para os XI Jogos da CPLP.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.