Portugal venceu Angola por 62-49, no jogo de estreia das angolanas no torneio de basquetebol feminino sub-16. Ao intervalo a seleção lusa já vencia por 31-18. Caso vença o Brasil, Portugal arrecada o ouro nos VIII Jogos Desportivos da CPLP.

Este foi o terceiro encontro de Portugal no torneio. Ontem, a seleção lusitana venceu de manhã a sua congénere de São Tomé e Príncipe por 147-8 e à tarde bateu Moçambique por 91-23.

Num jogo aguardado com enorme expetativa, dado o potencial de Angola no basquetebol africano, as angolanas entraram destemidas  e lideraram o marcador no primeiro período, por 18-11.

A reação portuguesa não se fez esperar e as lusas, aproveitando o desnorte da formação angolana no segundo período, dispararam no marcador e foram para o intervalo a vencer por 31-18. O segundo periodo foi mesmo muito desastroso para Angola, que não conseguiu qualquer ponto, contra os 20 de Portugal.

O equilíbrio voltou ao jogo no segundo tempo, com Angola ainda a esboçar uma recuperação e a vencer o quarto periodo por 25-21, depois de perder por 6-10 no terceiro. Mas já era tarde e a vantagem conseguida por Portugal ao intervalo foi suficiente para alcançar a vitória final por 62-49.

Maria Kostourkova foi a MVP da partida,  tendo convertido 17 pontos e 15 ressaltos nos 32 minutos que esteve em campo. Do lado angolano Mafalda Barcelos foi a mais concretizadora, com 19 pontos marcados, mais três que Érica Guilherme que averbou 16 pontos para as angolanas.

Em caso de triunfo amanhã frente ao Brasil, Portugal garante o primeiro lugar no basquetebol feminino sub-16. A seleção lusa parte depois para a Estónia onde vai participar no Europeu.  Angola agora terá de vencer todos os encontros que tem pela frente e esperar um deslize de Portugal frente ao Brasil para poder sonhar com a medalha de ouro.