Portugal e Brasil confirmaram os seus favoritismos e vão disputar as finais de voleibol de praia, em masculinos e femininos.

Nos jogos desta sexta-feira, em masculinos, a dupla do Brasil, formado por António Affonso e Gabriel Macedo perdeu com os portugueses António Nazário e Diogo Ferreira por 1-2 (21-12; 14-21 e 8-15) mas venceu depois Fábio Figueiredo e António Macada de Angola por 2-0 (16-21 e 8-21).

Portugal garantiu o primeiro lugar entre as três formações, ao derrotar Angola por 2-0 (21-9 e 21-14) e vai disputar a final com o Brasil. Na quinta-feira à tarde, na série dos segundos, Moçambique perdeu com São Tomé e Príncipe por 2-0 (18-21 e 10-21) e ficou fora da discussão das medalhas.

Assim teremos este sábado, às 15h, Angola e Moçambique na discussão da medalha de bronze, enquanto que Brasil joga com Portugal para ver quem fica com o ouro.

Em femininos, Brasil, Angola e Portugal jogaram a série dos primeiros. O Brasil, com Beatriz Vieira e Paula Hoffmann, bateu Portugal por 2-0 (21-12 e 21-15) e depois a dupla angolana, formada por Alexandra Chapunga e Edith Silva, também por 2-0 (21-4 e 21-3). Portugal, representado por Inês Pereira e Valéria Rodrigues, derrotou Angola por 2-0 (21-9 e 21-8).

Ainda em femininos, Moçambique vingou-se da derrota dos rapazes e venceu São Tomé e Príncipe por 2-0 (21-8 e 21-9) e vai disputar com Angola, última classificada da série dos primeiros, a medalha de bronze. Portugal e Brasil discutem o ouro entre si.

Os jogos da primeira fase foram disputados no sistema de todos contra todos. Os três primeiros classificados jogaram depois a série dos primeiros, também no sistema de todos contra todos para se encontrar os finalistas. Os últimos da primeira fase jogaram entre si para determinar que equipa disputaria o bronze, com o último classificado da série dos primeiros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.