A seleção angolana de ténis conquistou a medalha de bronze dos IX Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), após derrotar esta quarta-feira, em Luanda, a congénere de Moçambique, por 3-0, no torneio masculino, disputado nos courts dos Coqueiros (CTL).

No sistema de duas partidas de singulares e um de pares, a equipa angolana composta por Ericsson Morais, Fernando André e Danilson Bento, conseguiu a proeza diante de Armindo Nhavene, Caluim Maposse e Bruno Nhavene, com os parciais de 6-2,6-2 e 6-2, 6-0 e 6-1, 6-0, este último em pares.

Ao posicionar-se em terceiro lugar da prova, vencida pela representação portuguesa, que derrotou a similar brasileira, por 7-5, 3-6, 6-3 e 6-4, 7-5, os angolanos sobem a pódio e salvam as horas de casa.

Quanto ao sector feminino, Eugénia Augusto, Alexandra Cayundo e Halina Fernandes, foram incapazes de superar as moçambicanas Cláudia Sumaia, Deana da Costa e Marieta Nhamitambo, com os parciais de 1-6, 0-6 e iguais 1-6, 0-6, 3-6 (pares).

A competição da classe foi igualmente dominada pelas tenistas lusas, que suplantaram as sul-americanas, por 7-5, 6-2 e 4-6, 6-3, 3-6 e 6-4,6-4 (pares).

No final, foram entregues medalhas aos jogadores do pódio, em cerimónia presidida pelo secretário de Estado para Política do Desporto, Albino da Conceição.