O Comité Olímpico de Portugal lamentou esta segunda-feira as lesões de Naide Gomes e Francis Obikwelu, sofridas nos Nacionais de Clubes de Atletismo, que deixam de fora dos Jogos de Londres2012 a saltadora e colocam em risco o velocista.

Em comunicado, o COP esclarece que «ainda não foi informado oficialmente da gravidade das lesões, nem do seu impacto» sobre a participação nos Jogos Olímpicos, esclarecendo que se baseia nas notícias vindas a público para lamentar o «infortúnio» dos atletas.

«O COP solidariza-se com os atletas, que são duas referências no panorama desportivo nacional, com vários títulos de relevo, onde se inclui a medalha de prata conquistada por Francis Obikwelu em Atenas 2004, na prova de 100m», pode ler-se no documento.

De acordo com o organismo, se as ausências dos dois atletas do Sporting forem confirmadas são «mais duas baixas de vulto» para a missão olímpica portuguesa, juntando-se às já confirmadas dos campeões olímpicos Nelson Évora e Vanessa Fernandes.

Francis Obikwelu viu esta segunda-feira confirmada a rutura de um músculo da perna direita, em dois locais diferentes, após exames complementares, estando a sua participação nos Jogos de Londres2012 em risco, enquanto Naide Gomes foi operada domingo, com sucesso, a uma rotura no tendão de Aquiles.