Dois atletas vão representar as cores de Macau nos Jogos Paralímpicos de Londres2012, que arrancam no final deste mês, nas modalidades de esgrima e atletismo.

A atleta Lao In I vai competir na modalidade de esgrima em cadeira de rodas, enquanto o jovem Tong Hio Sam vai participar nas provas de salto em comprimento e triplo salto.

Ambos participam pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos.

Os atletas deslocaram-se hoje à sede do Governo para uma cerimónia de apresentação de cumprimentos de despedida ao Chefe do Executivo da Região, Fernando Chui Sai On, apesar de só partirem para a capital britânica no dia 25, ou seja, quatro dias antes do arranque oficial do evento.

Já o regresso da delegação desportiva ao território - composta por um total de nove elementos, incluindo os dois atletas - está marcado para 10 de Setembro, um dia depois do encerramento.

Lao In I e Tong Hio Sam não esconderam a satisfação de terem em mãos o "bilhete" que garante o acesso a Londres. «Tivemos muita sorte» em poder participar, comentou a atleta de esgrima, uma modalidade "nova" naquilo que tem sido a tradição da missão paralímpica local.

Há a vontade de «chegar mais longe», mas também a de retirar um pouco de "diversão" da presença nos Jogos. «Queremos mostrar um bom desempenho», disse, por seu turno, Tong Hio Sam.

«Vamos fazer o melhor possível para obter o melhor resultado", disse o chefe da missão, António Fernandes. No entanto, como reconheceu o líder do Comité Paralímpico de Macau/China, é preciso ter em linha de conta que os atletas "são 200 por cento amadores», limitando-se a treinar nos tempos livres, em horário pós-laboral.