Nelson Évora, medalha de ouro do triplo salto em Pequim2008, afirmou hoje que já cumpriu o «luto» por não poder competir nos Jogos Olímpicos de Londres2012 e revelou que vai regressar às pistas no início do próximo ano.

«Já tive o meu tempo de luto sobre os Jogos, tenho de andar para a frente, a recuperação está a correr lindamente e vou mostrar que ainda estou cá para dar muitas alegrias aos portugueses», garantiu Nelson Évora.

A 18 de janeiro, o atleta do Benfica sofreu uma fratura na tíbia da perna direita, durante um treino, quando realizava um salto no Complexo Desportivo do Jamor, em Oeiras, e ficou impedido de defender o título olímpico do triplo salto em Londres2012.

«Tenho idealizado a temporada de 2013. As provas começam em janeiro e espero já estar preparado para voltar a competir, primeiro ainda devagar e depois voltar a fazer aquilo que fazia, agora com muito mais prazer, por ter ficado impedido de o fazer tanto tempo», disse.

Mesmo sem competir, Nelson Évora vai acompanhar a missão lusa em Londres2012, onde espera «transmitir energias positivas» aos atletas nacionais.

«Não poderia fazer parte da comitiva se fosse para lá (Londres) com qualquer tipo de má energia. Já pus isso de parte, já me adaptei a esta realidade e vou dar o máximo apoio», referiu o atleta de 27 anos.

Nelson Évora falava aos jornalistas após a apresentação da quarta edição da Semana Olímpica, que vai decorrer entre 26 de maio e 6 de junho, e do qual foi nomeado ‘padrinho’.

«Há uns anos, participei no Jogos de Lisboa e tive oportunidade de fazer várias modalidades, algumas olímpicas outras não, e isso marcou-me muito. Foi algo que nunca esqueci e que ficou comigo», lembrou Nelson Évora.

Na Semana Olímpica, que é organizado pela Comissão de Atletas Olímpicos, é esperada a participação de 6000 jovens estudantes do 1.º, 2.º e 3.º ciclo, que no Jamor vão experimentar mais de 20 modalidades.

Os Jogos Olímpicos de Londres2012, nos quais já garantiram presença 69 atletas portugueses, decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.