Quatro nadadores portugueses vão tentar a qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na maratona de águas abertas, a realizar a 11 e 12 de junho na baía do Sado, prova hoje apresentada em Setúbal.

Angélica André, Vânia Neves, Vasco Gaspar e Rafael Gil são os portugueses com presença confirmada na prova, que se realiza junto ao Parque Urbano de Albarquel e que já tem inscritos 125 nadadores de 52 países de todo o mundo, sendo que só são apurados para os jogos Olímpicos um máximo dois nadadores de cada país - um masculino e um feminino -, num total de 30 nadadores, 15 masculinos e 15 femininos.

"A maratona de águas abertas de Setúbal é o único evento em Portugal que qualifica diretamente para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro", disse a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, lembrando que a competição deste ano terá algumas alterações para cumprir os requisitos de uma prova de qualificação olímpica.

Segundo a autarca setubalense, "a partida terá de ser dada de uma plataforma fixa e o reabastecimento dos nadadores também terá de ser feito a partir de uma plataforma aquática".

Maria das Dores Meira salientou ainda que a maratona de águas abertas "é uma das provas que se insere no calendário de 'Setúbal, Cidade Europeia do Desporto 2016'".

O vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, Manuel Freitas, congratulou-se com a parceria estabelecida em 2006 com a Câmara de Setúbal, salientando que o trabalho desenvolvido ao longo dos anos "tem merecido a confiança da Federação Internacional de Natação (FINA)".

"É uma relação institucional que teve início em 2006 e que tem resultado na confiança da FINA", disse Manuel Freitas, salientando que, face à excelência da baía do Sado para a modalidade e à boa organização da prova, o protocolo com aquele organismo internacional já foi renovado até 2020.

A prova feminina terá lugar no sábado (dia 11 de junho) e a prova masculina no domingo seguinte, ambas com início às 16:00 e antecedidas de exibições de acrobacia aérea.

Em 2012, o português Arseny Lavrentyev conseguiu a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, ao obter o nono lugar na maratona de águas abertas de Setúbal, prova que garantiu o apuramento direto a 30 nadadores, 15 masculinos e 15 femininos.