As primeiras horas do Dia 6 dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 garantiram já a Portugal aquele que será o melhor resultado até ao momento, com Jorge Fonseca a lutar pelas medalhas nos -100Kg do Judo. Judo onde Patrícia Sampaio não foi tão feliz.
No remo, Pedro Costa e João Fraga despediram-se dos jogos, tal como João Paulo Azevedo, no tiro. Em ação na Vela estiveram também a dupla que defende as cores lusas na classe 49er da Vela e Carolina João, na classe Laser Radical.
Jorge Fonseca a uma vitória da medalha, que pode ser de ouro
Jorge Fonseca apurou-se para as meias-finais da categoria de -100kg no judo ao derrotar vencer os dois combates que disputou até ao momento, frente a Toma Nikiforov e Niyaz Ilyasov.
O judoca português, bicampeão do mundo e segundo do ranking mundial, bateu Iliasov nos quartos de final, por waza-ari ao fim de quase 8 minutos de um combate decidido no 'golden score'. Antes, no combate de estreia nestes Jogos, Jorge Fonseca tinha vencido em apenas 17 segundos o belga Toma Nikiforov.
O combate das meias-finais será a partir das 9h30, frente ao sul-coreano Gu-Ham.
Patrícia Sampaio menos feliz
Ainda no judo, mas nos -78kg femininos, Patrícia Sampaio ficou pelo caminho ao segundo combate. A Judoca portuguesa ainda começou por derrotar Karen Leon no seu primeiro combate.
Porém, na segunda ronda Patrícia Sampaio encontrou pela frente a atual campeã do Mundo da categoria, a alemã Anna-Maria Wagner, e acabou derrotada.
Falsa partida na Vela não afasta dupla lusa do 'Top 10'
Jorge Lima e José costa terminaram o dia em 10.º lugar, depois de um sétimo lugar na primeira regata do dia e de uma falsa partida que os relegou para o último lugar na segunda.
Ainda assim, a dupla portuguesa segue em lugares de acesso à decisiva 'Medal Race'. Em ação nas águas japonesas esteve também Carolina João, na classe Laser Radial, que foi 26.ª na primeira regata do dia e 31.ª na segunda. A velejadora ocupa o 33.º lugar da competição.
Dupla do remo regressa a casa com vitória agridoce
Pedro Fraga e Afonso Costa, a dupla portuguesa do double scull peso ligeiro, terminou a sua aventura em Tóquio2020 com uma vitória na final C do seu evento, dominando por completo a sua corrida e terminando com 6.24,44 minutos, sete segundos à frente do Chile e quase 12 à frente da Venezuela.
Uma vitória que lhes garantiu o 13.º posto final e que os atletas nacionais admitiram não ser a classificação que desejavam, uma vez que contavam ter chegado, pelo menos, à final B, que os colocaria entre o 7.º e o 12.º lugar.
João Paulo Azevedo ainda fez mais uma série perfeita no Tiro, mas terminou no 20.º posto
Depois de ter terminado, quarta-feira, as três primeiras séries da competição de fosso olímpico (trap), em tiro com arma de caça, no 17.º lugar, com 72 pontos em 75 possíveis, João Paulo Azevedo arrancou a sua prestação de quinta-feira com um desempenho perfeito na 4.ª série (25 pratos partidos em 25), subindo para o 10.º lugar, com os seis primeiros a seguirem para a final.
Porém, na 5.ª e última série, o atirador português ficou-se pelos 23 tiros acertados em 25 e terminou a qualificação com um total de 120 pratos partidos em 125, terminando assim com as aspirações de chegar à qualificação, com o último apurado a terminar com 122 pratos partidos. Assim, João Paulo Azevedo acabou com a mesma pontuação do 17º, mas no 20.º lugar final, visto que no desempate beneficia o atirador que tiver falhado o seu último prato há mais tempo.
Comentários