O chefe adjunto da missão portuguesa em Londres2012 afirmou hoje que os atletas lusos estão «muito bem acolhidos» na Aldeia Olímpica e que, para já, o único ponto negativo é o tempo de deslocação para os locais de treino.

«As chegadas têm sido algo complicadas e as viagens para chegar aqui são algo longas. A segurança é bastante rigorosa, mas por um lado também é bom porque nos sentimos protegidos. O mais difícil tem sido o tempo que se demora a chegar aos locais de treino. O trânsito em Londres é muito complicado», afirmou Nuno Delgado à agência Lusa.

O antigo judoca e medalha de bronze em Sydney2000 explicou que o modelo da Aldeia Olímpica é «muito semelhante» aos dos outros Jogos anteriores e revelou que os portugueses transformaram o seu espaço «numa verdadeira casa».

«Espalhámos fotografias de todos os atletas por todas as zonas, criámos um espaço social especial para Portugal, com jogos de vídeo, televisão, filmes e todo o tipo de coisas que façam os atletas sentirem-se em casa. Eles acompanham os jornais e a televisão portuguesa todos os dias», contou Delgado.

Além do espaço comum nos três andares na Aldeia Olímpica ocupa, os atletas tentam almoçar e jantar todos juntos e também por vezes vão assistir a treinos dos seus compatriotas.

«Está criado um grande espírito de equipa e companheirismo», garantiu.

Contudo, uma das queixas dos atletas que já estão na Aldeia Olímpica tem sido, por vezes, a falta de pressão da água durante os banhos.

«São pormenores que estão a ser afinados na última semana antes que começar os Jogos», disse Nuno Delgado.

Os Jogos Olímpicos Londres2012 realizam-se de 27 de julho a 12 de agosto.