O Comité Olímpico Internacional (COI) confirmou esta quarta-feira os Alpes Franceses e Salt Lake City, nos Estados Unidos, como os únicos candidatos à organização dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 e 2034.

Karl Stoss, chefe da comissão de futuros anfitriões do COI, disse que os chefes olímpicos agora entrariam em "diálogo direcionado" com as duas candidaturas.

"O COI iniciará agora discussões mais detalhadas com os anfitriões, liderados por seus Comités Olímpicos Nacionais (NOCs), com o objetivo de conceder ambas as edições na 142ª Sessão do COI em julho, na cidade de Paris", disse o COI.

Apenas Salt Lake City, no Utah, nos Estados Unidos, lançou uma candidatura para sediar os Jogos de 2034, repetindo assim a organização das olimpíadas realizadas em 2002.

Já a França, que irá receber os Jogos Olímpicos de Verão no próximo ano, já organizou os Jogos de Inverno em três ocasiões: Chamonix em 1924, Grenoble em 1968 e Albertville em 1992.

Os Jogos de 2030 irá ter lugar nas estâncias de Meribel, Courchevel e Val d'Isere para o esqui alpino, enquanto La Clusaz irá receber os eventos nórdicos. A vila olímpica será em Nice, cidade que vai organizar provas de patinagem.

"O que realmente se destacou nos projetos dos Alpes Franceses e de Salt Lake City-Utah foi a visão utilizada para a experiência do atleta, o seu alinhamento com os planos de desenvolvimento socioeconômico regional e nacional, e o forte apoio do público", disse Stoss.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.