Os Estados Unidos dominaram a jornada olímpica de atletismo, com três medalhas de ouro em menos de meia hora, nas disciplinas de salto em comprimento e 200 metros, femininos, e 110 metros barreiras, masculinos.
Fora do estádio olímpico de Londres, destaque para o último dia do ténis de mesa, com a China a encerrar com o pleno das medalhas de ouro, e para o primeiro dia de finais da canoagem, com o esperado domínio das grandes potências, Alemanha e Hungria, e Portugal a ficar com a medalha de prata no K2 masculino, 1.000 metros, falhando o título por meio décimo de segundo.
Os Estados Unidos tiveram também razões para sorrir no voleibol de praia feminino, ao arrebater medalha de ouro e prata, o que ajudou a que recuperassem um pouco a desvantagem para a China, no quadro total de medalhas: os chineses têm agora 36 ouros e 77 medalhas, contra 33/78 dos EUA, pelo que a luta pode mesmo prolongar-se até ao último dia.
Das quatro medalhas principais em disputa na jornada, os EUA só deixaram escapar a dos 400 metros barreiras, que foi para a russa Natalya Antyukh, vice-campeã mundial, que finalmente chegou ao ouro, aos 31 anos. Em segundo lugar agora, a campeã mundial de Daegu2011, Lashinda Demus.
Os Estados Unidos desforraram-se e bem nos 200 metros (Allyson Felix), salto em comprimento (Britney Reese) e 110 metros barreiras (Aries Merrit) - tudo vitórias em linha com os prognósticos.
A manhã começou no plano de água de Eaton Dorney com o arranque das finais de canoagem e o primeiro ouro, no k1 masculino, 1.000 metros, a ser arrebatado pelo norueguês Eirik Veras Larsen. A partir desse momento, as grandes potências, Hungria e Alemanha, "mandaram" nas finais, repartindo os outros três títulos em disputa.
A Hungria venceu no K4 feminino, 500 metros, e também no K2 masculino, 1.000 metros, com Rudolf Dombi e Roland Kokeny a só superarem os portugueses Emanuel Silva e Fernando Pimenta por 53 milésimos. Vitória alemã no C1 masculino, através de Sebastian Brendel.
A Alemanha, com quatro medalhas (2/1/1) e a Hungria, com os dois títulos, já se destacam no quadro global da modalidade.
Sem surpresa, a China fechou a sua passagem pelo ténis de mesa de Londres2012 com quarto e último título, em pares masculinos, com 3-0 sobre a esperada Coreia do Sul, que foi o "carrasco" de Portugal nos quartos de final.
As finais de taekwondo arrancaram hoje e a China, nos -49 kg femininos, e a Espanha, nos -58 kg masculinos, conquistaram as primeiras medalhas de ouro.
Sempre mais imprevisível é o concurso individual de saltos, este ano com o triunfo do cavaleiro suíço Steve Guerdat, montando Nino des Buissonnets. Não estavam na lista de favoritos, à partida, mas a vitória não teve contestação, já que mais ninguém fez todos os percursos sem penalização.
Medalhas de ouro também para a Austrália, na vela (49er), e para o Japão, por duas vezes na luta livre - aqui, destaque para Kaori Icho, nos -63 kg, a assegurar uma histórica terceira medalha de ouro consecutiva.
Comentários